Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PLEITO DE OUTUBRO

TSE aprova teste de integridade com biometria em urnas eletrônicas

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Santa Cruz terá mais de 300 seções espalhadas pelo município

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nessa terça-feira (13), um projeto para realização de testes de integridade das urnas eletrônicas com a biometria de eleitores durante as eleições de outubro. A medida foi uma sugestão apresentada pelas Forças Armadas para aumentar a segurança do sistema de votação. 

LEIA TAMBÉM: Eleitores de Santa Cruz podem simular votação em urna real

De acordo com a resolução aprovada durante sessão do TSE, o teste será feito em urnas eletrônicas sorteadas e contará com a participação voluntária de eleitores que estiveram nas seções eleitorais no dia da votação.

Publicidade

Além dos testes com biometria, a Justiça Eleitoral vai manter os tradicionais testes de integridade, nos quais servidores da Justiça Eleitoral e voluntários votam nas urnas que fazem parte da auditoria para comparação dos resultados com o boletim de urna impresso.

LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral de Santa Cruz promove encontro para esclarecer regras sobre propaganda política

Segundo o TSE, cerca de 640 urnas passarão pelos testes de integridade. Nas eleições de 2018, foram 100 aparelhos. Os resultados terão ampla publicidade e serão realizados pelos tribunais regionais eleitorais.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.