O fim de ano se aproxima e o assunto gira em torno de como será 2026. Em dez meses, pelo menos 150 milhões de brasileiros irão novamente às urnas para escolher deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República. Além disso, entre junho e julho, o Canadá, os Estados Unidos e o México sediarão a 68ª Copa do Mundo.
Para aqueles que querem saber o que virá nos próximos 12 meses e desejam se preparar, a Gazeta do Sul consultou o babalorixá Antônio Rogério de Souza, o Pai Antônio de Ogum. Fundador e diretor do templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, ele jogou os búzios e fez previsões para o ano que vem.
O religioso destaca que o ano será regido pelos orixás Ogum, Iansã e Oxóssi. Eles representam, respectivamente, os senhores da guerra, do vento (e do clima) e da caça. Estes são, segundo Pai Antônio, aqueles que estarão olhando e cuidando de nós.
LEIA TAMBÉM: Linhas especiais de ônibus são alternativa para ir de Santa Cruz ao litoral
Publicidade
Ele considera que 2026 será um ano de conquista para aqueles que pretendem seguir em frente e mudar a vida. Destaca que será um ano de batalhar e guerrear para vencer. “Independentemente de religião, é um ano para buscar aquilo que está oculto, aquele sonho que não foi realizado. É a hora das realizações, de buscar e ter coragem. Quem quer crescimento ou tem um sonho há anos e não teve coragem, dê o passo e vá para a vitória. Não adianta apostar só nos espíritos. Precisamos apostar em nós mesmos em primeiro lugar.”
Entre as suas previsões e pré-visões (suposições que servem como alerta e podem ser evitadas), destacou que é momento de cessar a destruição do meio ambiente. E para os fãs de esportes, os búzios mostram as expectativas para o Grêmio, o Internacional, o Avenida e o Santa Cruz.
Período de vitória e de cautela para as lideranças de Santa Cruz do Sul
Pai Antônio também consultou os búzios em relação ao cenário político, administrativo e econômico de Santa Cruz do Sul, que é, afinal, a principal cidade do Vale do Rio Pardo. O religioso afirma que a economia local está bem, e caminhando. No entanto, conforme ele, é necessário um cuidado muito grande para com aqueles que a fazem girar. “É necessário ter um acerto antes para que a economia de Santa Cruz do Sul continue caminhando”, afirma.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova orçamento de R$ 958 milhões para Santa Cruz em dia de recorde de votações
Na política, Pai Antônio destaca que 2026 continuará sendo um ano vitorioso para o prefeito Sérgio Moraes e para o vice Alex Knak. No entanto, os búzios demonstram cautela em relação à saúde do líder do Executivo. “Ele poderá enfrentar contratempos para concluir seu mandato.” Segundo as previsões, o prefeito terá que se cuidar. “Mudanças poderão ocorrer, inclusive acertos têm que ser feitos dentro dessa união entre partidos”, explica.
Em relação ao comportamento climático, tudo indica que poderão continuar ocorrendo tempestades e outros distúrbios climáticos. “Não será diferente de 2025, talvez até um pouco pior.” Por isso, o babalorixá adverte para o fato de que está na hora de o governo municipal tomar medidas de prevenção efetivas para atenuar possíveis transtornos.
Publicidade
Eleições serão marcadas pela entrada de novos nomes
Os búzios do Pai Antônio mostram dois candidatos fortes para concorrer nas eleições presidenciais e apontam que haverá um terceiro nome. “Se fosse hoje, o presidente seria reeleito. Só quando chegar mais perto poderemos dizer realmente quem será o vencedor, porque não temos o nome de todos os candidatos”, explica.
LEIA TAMBÉM: Serginho Moraes é eleito presidente da Câmara de Vereadores para 2026
E quanto ao governo do Estado, a tendência será de mudança. Apesar de o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ter confirmado a pré-candidatura de Gabriel Souza, os búzios indicam que um outro nome será sugerido. “E esse é que será o novo governador do Estado.” Outros nomes estão na disputa de 2026: Edegar Pretto (PT), Juliana Brizola (PDT), Zucco (PL), Evandro Augusto (Missão) e Covatti Filho (PP).
Publicidade
“O meio ambiente está nos cobrando proteção”
Os búzios evidenciam a necessidade de dar atenção ao meio ambiente, que começa a cobrar da humanidade pela falta de cuidados. “O ano é de Ogum, então essa guerra já está marcada. Nós vamos ter que acertar e tentar buscar aquilo que podemos fazer para não acontecer o pior. Precisamos deixar de destruir a nossa casa e a nossa terra-mãe para ela aguentar mais tempo”, alerta. Como consequência, o babalorixá afirmou que não será possível viver as quatro estações corretamente. “Poderão acontecer loucuras com o clima”, afirma.
E podem ocorrer catástrofes e tragédias relacionadas ao clima. Nesse sentido, atenta ainda para acidentes, tanto aéreos quanto terrestres. “Teremos que ter cuidado porque será um ano de muita violência e que vem aí para levar muitas pessoas.”
Copa do Mundo
Os búzios indicam que a Seleção Brasileira tem uma grande chance de trazer vitórias para o País. Contudo, conforme o babalorixá, demonstram que está faltando um acerto e há impasses.
“Não é uma questão financeira, mas um desentendimento dentro do próprio grupo. Mas há possibilidade muito grande do Brasil trazer uma grande vitória para nós”, destacou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Campeão da Copa do Mundo 2026 receberá prêmio de R$ 274 milhões
Oscar
Em 2025, o Brasil fez história ao conquistar pela primeira vez um Oscar. O mais famoso prêmio do cinema foi para o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional. Os brasileiros assistiram à premiação e torceram como se fosse a Copa do Mundo.
Com o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, o País tem a oportunidade de repetir o feito. E os búzios do babalorixá evidenciaram que o Brasil já achou o caminho e tem a chance de buscar o segundo Oscar.
LEIA TAMBÉM: O Agente Secreto: um Brasil cheio de Pirraça
Vencedor de quatro prêmios em Cannes – incluindo melhor ator (Wagner Moura) e diretor (Mendonça Filho) -, o filme foi pré-selecionado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco no Oscar. As indicações serão anunciadas pela Academia no dia 22 de janeiro de 2026.
A torcida pode esperar o que de 2026?
- Grêmio
- Em 2025, o tricolor lutou para não cair no Brasileirão, conseguindo ficar em nono lugar. No entanto, 2026, que será regido por Ogum, deverá ser favorável para o vice-campeão do Gauchão. Segundo Pai Antônio, os búzios demonstram que o ano será próspero para grandes viradas e grandes vitórias. “O Grêmio vai sair com oportunidade bem à frente do Internacional”, afirmou.
- Internacional
- Apesar de se consagrar Campeão Gaúcho de 2025, o time colorado quase foi rebaixado no Brasileirão e escapou de cair para a Série B na última rodada. Em relação a 2026, os búzios mostram o Inter caminhando para conquistas. “Não estou afirmando um ganho, mas estou dizendo que está a caminho para uma vitória.” Porém, de acordo com o religioso, o ano será marcado por acertos e desacertos dentro do time. Será necessário buscar um acerto para trazer alegria aos torcedores.
- Avenida
- Para o Avenida, 2025 foi marcado pela permanência na elite do Gauchão ao vencer o quadrangular da morte. E os próximos 12 meses serão de oportunidades para o time, em razão das cores. No entanto, conforme o babalorixá, é necessário realizar acertos, tanto na disciplina entre os jogadores como dentro do próprio time. “Existe uma questão desarmônica dentro da organização. No momento que buscar essa harmonia, temos a certeza que tem vitória na caminhada do Avenida.”
- Santa Cruz
- O Galo teve um ano ruim na Série A2 do Campeonato Gaúcho e nem sequer conseguiu a classificação para o mata-mata. Mas os búzios indicam que haverá acertos para o time. Segundo o babalorixá, o Santa Cruz vem para melhorar em 2026. “Já há eixo, mas é preciso buscar harmonia espiritual e um acerto entre os próprios jogadores.”
- União Corinthians
- Atualmente disputando o Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/2026, o Ceisc União Corinthians, segundo os búzios, vai ter que caminhar muito para buscar um caminho. “Queria poder dizer algo melhor. Mas há um caminho para ele também”, afirmou Pai Antônio.
Simpatias para a virada de ano
Para uma boa virada de ano, o Pai Antônio de Ogum traz como dica uma boa simpatia. Sugere colocar flores vermelhas e brancas na mesa, que representam respectivamente as cores do Natal e do Ano Novo. “A flor representa felicidade. E se você tiver um buquê com flores mistas, estará trazendo felicidade para a sua casa”, explica.
Outra dica é acender uma vela perfumada, de preferência de mel ou canela, para atrair bons fluidos. Além de um arranjo de frutas – pêra, maçã, laranja e banana – para Oxóssi. “É uma simpatia para atrair riqueza espiritual e material para a sua casa.”
LEIA TAMBÉM: Veja o que muda no horário estendido do comércio em Santa Cruz
O babalorixá também sugere para as pessoas pegarem canela em pó com açúcar, passar na mão e na porta da sua casa. E, ao ficar de costas para a porta, assoprem para que bons ventos tragam a essa família paz, saúde, felicidade e crescimento espiritual.
Outra simpatia simples é fazer um patuá com 12 folhas de louro. Basta costurá-las com uma linha verde e pendurar na porta da casa para que a prosperidade entre. “São coisas mínimas, que qualquer pessoa pode fazer. Se você pegar as frutas, mesmo que não coma, reparta com quem estiver ali na sua ceia”, acrescenta.
Qual cor usar?
Embora o uso de roupas brancas seja comum na virada do ano, outras cores podem ser usadas, segundo o Pai Antônio de Ogum. O vermelho, por exemplo, é a cor da paixão, enquanto o azul indica o empoderamento e a riqueza. Já o verde representa a esperança. O babalorixá reforça que é possível mesclá-las nas roupas que serão usadas na virada. “São cores fortes e boas para vestir. Daqui a pouco, eu vou usar paixão em cima e paz embaixo ou vice-versa. Mas se você botar a roupa que quiser e estiver bem, pode ter certeza que as coisas vão acontecer também.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!