Quem em algum momento leu Endurance, do astronauta Scott Kelly, terá presente o que significa a preparação para estar em condições de ser enviado ao espaço, em jornada científica. Nada que alguém protagonize na superfície da Terra se aproxima da responsabilidade de quem integra equipe de missão espacial; a centenas de quilômetros de altura, sozinho dentro de cápsula ou de estação, tudo, absolutamente tudo ali precisa ser feito ou conduzido por aquelas poucas pessoas.
Se Kelly já o detalhou, agora um outro livro compartilha reflexões a partir de quem vivenciou a mesma situação. Mike Massimiro é o autor de Moonshot: lições de um astronauta da Nasa para alcançar o impossível nos negócios e na vida. A tradução foi feita por Theo Cavalcanti e a edição é da Livros de Valor, do grupo do jornal Valor Econômico, e o exemplar, de 168 páginas, custa R$ 74,90.
Como o subtítulo sinaliza, Massimiro busca expressar de que forma ocorre a implementação de um projeto (que, se é institucional, é também individual, de cada astronauta) que poucos concretizaram, ou até mesmo ninguém fez antes. No caso do astronauta, ele precisou superar uma série de limitações ou de adversidades que, à primeira vista, inviabilizariam que viajasse ao espaço. Mas Mike desdobrou todos os contratempos e participou de quatro viagens espaciais, entre elas algumas das mais complexas já realizadas, de manutenção do telescópio espacial Hubble.
Publicidade
Só poder apreciar o relato pessoal de alguém que teve tal experiência já deve ser entendido como um privilégio de qualquer leitor, que certamente não teria ou nem terá qualquer oportunidade similar.
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade