A manhã dessa segunda-feira, 9, foi de movimentação intensa no entorno do Centro Administrativo I, em Santa Cruz do Sul. Uma grande fila se formou em frente à Secretaria Municipal de Habitação, devido ao início do agendamento das inscrições para os interessados nos 144 imóveis do loteamento Santa Maria II, vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida. Por volta das 11 horas, mais de 800 fichas de agendamento de inscrição já haviam sido distribuídas.
Diante da alta demanda, a Prefeitura precisou reorganizar o atendimento para garantir mais conforto às pessoas que aguardavam na fila, no sol. Os candidatos passaram então a ser acomodados no Ginásio Poliesportivo Arnão, localizado em frente à secretaria. “Cada pessoa que vem aqui tem suas particularidades e precisa ter a dignidade de poder ter esse amparo aguardando num local mais cômodo”, ressaltou o secretário de Habitação, Andrei Barboza.
LEIA MAIS: Mais de 800 pessoas procuram o agendamento de inscrições para o Loteamento Santa Maria II
Publicidade
José Clóvis da Silva, 62 anos, pai de quatro filhos, chegou à secretaria às 6h30 e recebeu a ficha de número 511. “Cheguei aqui e já tinham 500 pessoas na minha frente, mas para mim significa muita coisa conseguir uma casa. Já tentei outras vezes, mas não consegui”, contou.
Sâmela Vieira também foi cedo e era a 762ª na fila, já dentro do Poliesportivo. “Eu moro de favor na casa da minha avó e estou procurando uma casa para mim e para meu filho Vicente, que tem 5 anos”, afirmou. A safreira enxerga essa oportunidade como um recomeço. “É uma esperança, uma vida nova, um novo começo.”

LEIA MAIS: Edital para o Loteamento Santa Maria II é publicado; veja os requisitos
Publicidade
Segundo o secretário, a busca por agendamentos no primeiro dia superou as expectativas. Contudo, ele reforçou que ninguém será prejudicado por por não ter realizado o procedimento no primeiro dia. “O agendamento não se encerra hoje, nem amanhã, nem quarta. Ninguém perde o direito por não vir hoje”, explicou. Barboza destacou que o edital de inscrições foi lançado sem previsão de encerramento do agendamento, já para contemplar toda a comunidade interessada.
Entenda
As inscrições efetivas para o edital do loteamento Santa Maria II, com a entrega de documentos, serão realizadas somente a partir do dia 23 de fevereiro. As fichas distribuídas na fase atual são para o agendamento dessas inscrições e seguirão disponíveis.
LEIA MAIS: Inscrições para o Loteamento Santa Maria II começam em fevereiro
Publicidade
Para fazer o agendamento, o candidato precisa apresentar apenas um documento de identificação. Durante o atendimento, a equipe da secretaria entrega um checklist com todos os documentos necessários para a inscrição definitiva, que deverá ser apresentada na data agendada.
Importante destacar que somente serão aceitos candidatos com Cadastro Único (CadÚnico) regularizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com inscrição e atualização efetuada até a última sexta-feira. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, aqueles que foram até a secretaria dentro do prazo serão atendidos. “Todos os que vieram até o dia 6 para fazer a atualização do cadastro, terão visitas em tempo hábil para que consigam realizar o agendamento das inscrições”, explicou.
*Colaborou Jaime Fredrich
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade