Um objeto espacial não identificado, que foi detectado no início do mês, está em rota de colisão com a Terra. De acordo com um artigo publicado recentemente pela revista científica Nature, ele deve cair no planeta no próximo dia 13. Segundo os pesquisadores, o corpo possui entre um e dois metros de diâmetro e deve queimar por completo quando entrar na atmosfera terrestre. Ainda que não ofereça perigo, o fenômeno é de extrema importância, já que essa é a primeira vez em que estão sendo testados esforços para uma situação real de perigo.
Chamado de WT1190, o objeto foi detectado pelo Catalina Sky Survey, programa baseado na Universidade do Arizona, em Tucson. Agora, um projeto internacional de observação está sendo montado para acompanhar a entrada do objeto na atmosfera. Conforme os cálculos, o corpo possui uma órbita elíptica de duas vezes a distância da Lua, e deve atingir a Terra às 4h20 (pelo horário de Brasília) do dia 13 de novembro, no oceano Índico, cerca de 65 quilômetros ao sul do Sri Lanka.
Tudo indica que o WT1190F seja um objeto artificial, “um pedaço perdido da História espacial que volta para nos assombrar”, afirmou o astrofísico do Centro para Astrofísica Harvard–Smithsonian, em Cambridge, Massachusetts, Jonathan McDowell.
Publicidade