Dirigido pelos irmãos Jonatas e Tiago Puntel Rubert, o longa documental “Uma em Mil” foi selecionado para a Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos do 53º Festival de Cinema de Gramado. Ao todo, cinco títulos disputarão o Kikito, assim como premiações em dinheiro, conforme previsto em regulamento. Concorrem com “Uma em Mil”, as produções “Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira; “Passaporte Memória”, de Decio Antunes; “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli; e “Rua do Pescador Nº 6”, de Bárbara Paz.


A realização da Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos é do Festival de Cinema de Gramado, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema. A exibição dos longas-metragens gaúchos selecionados ocorrerá entre os dias 18 e 22 de agosto, sempre às 14h, no Palácio dos Festivais, com entrada franca.
Os vencedores serão conhecidos no dia 22, durante cerimônia na programação noturna do evento. O programador Leonardo Bomfim, a jornalista Mônica Kanitz e a cineasta Sabrina Fidalgo foram os responsáveis pela escolha dos títulos que compõem a mostra. O 53º Festival de Cinema de Gramado será realizado entre 13 e 23 de agosto, com abertura oficial no dia 15.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: ‘Uma em Mil’: Documentário sobre Síndrome de Down encerra filmagens
“Uma em Mil”
“Uma em Mil” é dirigido por dois irmãos: Jonatas e Tiago Rubert, e o mais jovem tem Síndrome de Down, tema que o documentário explora a partir da ideia de que “uma em mil” são as chances de uma pessoa nascer com a síndrome. Juntos, os dois tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada na vida e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada. “Isso mesmo, este não é um filme normal”, avisam os realizadores.


Em 2023, os diretores Jonatas e Tiago, naturais de Guaíba, juntamente com o produtor Henrique Lahude, de Encantado, estiveram na Gazeta em Sobradinho, divulgando a pré-produção e a temática do filme. Na ocasião, também comentaram sobre a ligação com a região, sendo a avó de Jonatas e Tiago, Olinda Dal Ri Puntel (in memoriam), e o tio Cleber Puntel, residentes de Linha Salete, em Ibarama, personagens do documentário. Infelizmente dona Olinda partiu antes de ver o filme ganhar as telas.
Publicidade



A produção, que esteve em gravações em Ibarama no ano de 2023, ficou pronta no início de 2025 e mais recentemente passou a ser inscrita em festivais ligados ao universo da sétima arte. Além de Ibarama, também registra cenas gravadas em Guaíba e Porto Alegre.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade