Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

campanha

Unidades de saúde se pintam de rosa para engajar as mulheres de Santa Cruz

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Mercedes dos Santos Prestes, de 65 anos

A campanha de prevenção ao câncer de mama tem mobilizado as unidades do município. Chamada de Outubro Rosa, a iniciativa visa compartilhar informações sobre a importância do exame preventivo e contribuir para a redução da mortalidade. Em todas as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul é possível realizar o teste clínico. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cohab, por exemplo, neste mês não é necessário agendar consulta. “Neste período da campanha queremos atender todas as usuárias que nos procuram”, disse a coordenadora da unidade, Luciane Weiss Kist.

Para chamar atenção para a campanha, no saguão da unidade foi pintado um par de asas. “Toda mãe é um anjo de alguém. E queremos chamar atenção não só das mulheres, mas dos maridos, dos filhos, para que incentivem as familiares a manter uma rotina de autocuidado e de fazer os exames periódicos”, afirma. Ainda segundo Luciane, o mês mal começou e aumentou muito a procura por atendimento. “Acredito que, nesses primeiros dias, aumentou a procura em mais de 50%”, avaliou.

Foto: Divulgação

A imagem com asas em tons de rosa na parede chamou atenção da aposentada Mercedes dos Santos Prestes, de 65 anos, que esteve na unidade de saúde nesta quinta-feira, 7. “Ficou muito lindo”, elogiou. Moradora das proximidades da ESF, disse que faz exames periodicamente. “Todo ano faço exame preventivo. Me preocupo com minha saúde. A gente não pode esperar ficar doente pra vir no médico”, declarou.

No Cemai

No Centro Materno Infantil (Cemai), coraçõezinhos rosa nas portas, balões nos corredores e laços em forma de borboleta traduzem o significado da campanha. É para o Cemai-Ginecologia que são encaminhadas as pacientes das unidades de saúde, quando necessário atendimento especializado com um profissional ginecologista. “Aqui atendemos todas aquelas usuárias oriundas das unidades de saúde. A maioria das pacientes encaminhadas para este serviço, já possuem alguma alteração no exame de imagem ou no exame físico da mama ”, explica a coordenadora do Cemai, enfermeira Thaís Wartchow Weiss.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: diagnóstico precoce é fundamental para superar o câncer

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.