Na reta final para abrir as portas à comunidade, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), do Bairro Esmeralda, deverá estar totalmente equipada até o dia 25 deste mês. Na manhã desta terça-feira, 5, o prefeito Telmo Kirst, acompanhado da vice-prefeita Helena Hermany, do secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, de técnicos da prefeitura e da direção do Hospital Ana Nery, esteve no local realizando uma nova vistoria nas instalações.
A previsão é de que no início de maio a unidade entre em funcionamento, desafogando outras estruturas do Município. O gerador de energia já foi instalado e deve chegar nos próximos dias um moderno equipamento de raio x digital.
Durante todo este mês será realizada a limpeza, executados os últimos reparos e instalados equipamentos e mobiliário. Na sequência, a equipe de funcionários que irá trabalhar na unidade receberá treinamento a cargo do Hospital Ana Nery, responsável pela gestão do local. Essa etapa envolve uma grande operação que precisa ocorrer dentro da UPA, nos quatro turnos em que a equipe irá atuar. Respiradores, equipamento de raio x, bem como as saídas de oxigênio serão testados, durante o treinamento, para garantir o bom funcionamento assim que a unidade abrir as portas. Também serão feitas simulações de situações de emergência.
Publicidade
A UPA do Bairro Esmeralda tem estrutura intermediária entre a atenção básica e os hospitais, prestará atendimento à população 24 horas.