O município de Urupema, na serra catarinense, teve o fim de semana mais frio deste ano. Após atingir a marca de 6,3 graus negativos na madrugada de sábado, 12, – a menor em todo o Estado neste ano, a temperatura voltou a ficar negativa neste domingo, 13, chegou a 5,4 graus negativos, às 6 horas. Outras 12 cidades de Santa Catarina, como Brunópolis, Lages e Ponte Serrada, apresentaram temperaturas abaixo de zero grau, mas em nenhuma delas o número foi tão baixo como em Urupema.
O meteorologista Erikson de Oliveira, do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), afirmou que as marcas são comuns para esta época do ano. Em Urupema, segundo ele, o relevo da cidade e a chegada de uma massa de ar polar contribuíram para a queda da temperatura. Neste sábado o município amanheceu coberto de gelo.
De acordo com os dados do Ciram, o dia mais frio em Santa Catarina foi registrado em junho de 1952 em Caçador, no meio oeste do Estado. A temperatura foi de 14 graus negativos.
Publicidade