As condições da Estrada da Malhada, em Santa Cruz do Sul, têm testado a paciência de moradores e demais motoristas. Na região, ano após ano os dilemas se repetem, fazendo que muitos usuários se perguntem: quem será capaz de solucionar o problema de forma efetiva?
Enquanto isso, ao trafegar pelo trecho é preciso redobrar a atenção para que o veículo não apresente danos em meio às pedras, desníveis e buracos. Esse cenário, por sinal, é corriqueiro. É problema em amortecedor, suspensão, pneu, pivô, entre outros. “Nossos carros não aguentam”, diz o segurança patrimonial Leandro Belegante. Seu irmão, o caminhoneiro Rodrigo Belegante, lembra das promessas de pavimentação que até hoje não saíram do papel.

LEIA MAIS: Confirmado recurso para a pavimentação da Estrada da Malhada
Publicidade
Ao lado da dupla, um grupo de moradores e proprietários de terras na região recebeu a reportagem da Gazeta do Sul, na última semana, para falar sobre a situação. Embora as solicitações junto ao poder público tenham sido recorrentes, “o retorno é sempre o mesmo”, diz o eletricista Ricardo Belegante. As justificativas, no entanto, variam: condições climáticas, agendas de serviços ou trocas de pneu do maquinário, como foi informado a eles recentemente.
Enquanto alguns confundem a via com “estrada de lavoura”, os contribuintes apenas aguardam por uma solução para algo que, segundo eles, “é apenas o básico”.
A Estrada da Malhada, que liga o município a Passo do Sobrado, apresenta fluxo de veículos diário e intenso, além de ser rota de transporte escolar e de caminhões com tabaco, soja, lenha e leite, por exemplo. “Apenas nessa última hora que estivemos aqui passaram três carretas”, afirma o agricultor Elízio Eichelberger.
Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura confirma execução de projeto para Estrada da Malhada
Morador do Corredor Fischer, cujo acesso se dá pela Malhada, o ajudante de transporte Paulo Pereira aponta para situações mais críticas. “Temos aqui um morador de 80 anos. Se ele chega a precisar de atendimento hospitalar e de ambulância, aí vamos ter que levar no colo.” De acordo com o agricultor Rodrigo Gomes Roveda, que precisa passar pelo menos quatro vezes na estrada diariamente, os pedidos são apenas por manutenção básica.

Nova promessa
Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, as fortes chuvas nas últimas semanas causaram prejuízos em praticamente todas as estradas do interior. “A secretaria reconhece a precariedade e está efetuando a recuperação.” O trecho da Malhada está na programação, e a previsão é de que os trabalhos comecem em breve. Para que a via fique em boas condições de trafegabilidade será necessário preparar a base, com colocação de material, seguida da passagem do rolo compactador.
Publicidade
LEIA MAIS: Moradores voltam a reivindicar melhorias na Estrada da Malhada
Asfalto
A possibilidade de asfaltamento na Estrada da Malhada chegou perto, mas não se concretizou. Em 27 de dezembro de 2023, a Gazeta do Sul publicou matéria sobre a confirmação de um recurso de R$ 2 milhões para a execução da obra, por meio do programa Pavimenta RS do governo do Estado.
No dia 18 de janeiro de 2024 foi veiculada notícia sobre a elaboração de um projeto para pavimentação da estrada, que deveria ter sido concluído no fim daquele ano. Na época, estacas chegaram a ser fixadas nas margens. Hoje, no entanto, é difícil encontrá-las devido à vegetação alta. Atualmente, o prefeito Sérgio Moraes afirma que não há previsão de asfaltamento, apenas de manutenção.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade