Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BALANÇO DE 2025

“Vai ser uma virada de chave na educação”, afirma secretária sobre política de alfabetização

Foto: Pâmela Silva

Em entrevista ao Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, a secretária de Educação, Jane Sabin, destacou que 2025 foi um ano de forte movimentação na rede municipal. Segundo ela, a pasta exige respostas rápidas diante da constante troca de profissionais. “É um, dois leões a cada dia, mas não se cria rotina”, afirmou. A titular da pasta ressaltou que a homologação do concurso público da edução trouxe mais estabilidade ao quadro funcional. “Nós começamos o ano letivo faltando nem cinco profissionais das 47 escolas. Isso é uma vitória”, resumiu.

A secretária detalhou que a rotatividade anterior ao concurso gerou desafios, já que muitos contratados buscaram outras redes por não terem garantia de renovação. Com quase 300 nomeações, apenas na função de atendente chegando a aproximadamente 200 chamadas, Jane reforçou que a reposição tende a se estabilizar nos próximos anos. Ela também mencionou a incorporação da Escola de Educação Infantil (EEI) Sildo Paulo Goettert pelo município em janeiro e a projeção de novas demandas de pessoal para reabrir a Emei Aliança até maio. “Não queremos criar expectativa e nos frustrar”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Construção da Emei no Loteamento Santa Maria terá início em 2026

Publicidade

No campo das obras, Jane destacou a atuação da equipe de engenharia formada em julho, responsável por projetos como a ampliação da Emef Bom Jesus, a licitação para reconstrução da Emei Vovô Albino e a implantação da Emei Nova Santa Maria II. “Não temos mais como esperar uma construção de dois anos, três anos”, frisou, ao defender métodos mais ágeis para ampliar a rede. A reconstrução da Emei Vovô Albino, reivindicação de moradores de Santa Vitória, é vista como prioridade. “Vamos poder voltar com um projeto bem bacana, mesmo sendo um terreno pequeno”, afirmou.

A aprendizagem e o desempenho escolar também estiveram no centro da conversa. Jane explicou a importância da frequência dos estudantes nas avaliações externas. “Um aluno faltante pode representar de R$ 12 a 18 mil no retorno do ICMS”, destacou. A secretária reforçou que 40% da prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) concentra-se na alfabetização e que isso motivou a criação da Política Municipal de Alfabetização, que entrará em prática em 2026. “Estamos construindo para o ano que vem um núcleo que vai cuidar só da alfabetização”, pontuou. A parceria com o Instituto Raiar deve garantir material estruturado às turmas iniciais. “Vai ser uma virada de chave na educação”, projetou.

LEIA TAMBÉM: Caminho do Empreender conclui etapa piloto com apresentação de projetos estudantis

Publicidade

Sobre o Vale Mais Educação, a secretária afirmou que o benefício não poderá ser retomado no início do ano letivo, após o descumprimento contratual da empresa responsável pelos cartões. “Infelizmente, a empresa nos deixou na mão”, lamentou. Jane explicou que a firma recebeu integralmente os valores, mas deixou de repassar ao comércio local e hoje não responde mais ao município. “Estamos fazendo um levantamento para saber o prejuízo que isso causou ao nosso comércio”, afirmou, antecipando que a nova licitação incluirá seguro e comprovação financeira obrigatória.

Jane também citou avanços no transporte escolar, cuja ampliação urbana está prevista na lei aprovada neste ano. “A região da Emef Professor José Ferrugem recebeu prioridade inicial devido às mudanças provocadas pela duplicação da RSC-287, e outras localidades devem ser incluídas em 2026”. Por fim, reforçou que o planejamento para o início do próximo ano letivo já está em andamento. “Até o dia 18, quando as aulas vão iniciar, teremos o quadro completo”, garantiu, destacando que mantém diálogo permanente com a comunidade e o Legislativo.

Ouça entrevista na íntegra

*Colaboraram Marcio Souza e Carina Weber

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.