Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Votação

Vale do Rio Pardo define prioridades da Consulta Popular na quarta-feira

Eleitores do Vale do Rio Pardo poderão escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento da região nesta quarta-feira, 19, quando acontece a votação das prioridades da Consulta Popular. Na cidade, estarão disponíveis 591 urnas, mas também será possível votar pela Internet (site aqui). Todas as cidades do Estado terão a votação nesta data. 

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, a expectativa é que cerca de 35 mil eleitores da região participem da votação, praticamente metade do número de participantes no ano passado. “Acredito que possamos ter um número menor de votos. Considerando as dificuldades previstas para esse ano, baixamos também o percentual mínimo de eleitores por cidade. Antes era 10%, agora é 5%”, contou Mariza em entrevista à Rádio Gazeta. 

Neste ano, mais de 60% dos recursos destinados à participação popular foram cortados pelo governo gaúcho, que confirmou R$ 60 milhões para serem divididos entre as prioridades de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Para o Vale do Rio Pardo, a fatia será de R$ 2,35 milhões, divididos entre 23 municípios Diante da falta de tempo hábil e da escassez de recursos, a assembleia do Corede decidiu não realizar assembleias municipais para elencar demandas, mas um grande encontro regional onde houve indicações de prioridades regionais que compõe a cédula de votação.

Publicidade

O Vale do Rio Pardo escolherá uma demanda de saúde, uma de educação e duas da agricultura. As que forem escolhidas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, a ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

Veja aqui a cédula da Consulta Popular do Vale do Rio Pardo

Como participar da Consulta Popular

Publicidade

Dia da votação: 19 de agosto

Como votar: em urnas presenciais, em todos os municípios do Estado, ou pela Internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br

Horário: os pontos de votação funcionarão das 7 às 18 horas.  A votação pela internet estará disponível das 7 horas às 23h59 do dia 19 de agosto.

Publicidade

Quem pode votar: Estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Documentos necessários:

Para votar nas urnas presenciais, é necessária a apresentação do título de eleitor e/ou carteira de identidade.

Publicidade

Para votar na Internet: será preciso informar o número do título de eleitor. Se o cidadão não tiver o número em mãos, poderá consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um link que estará disponível no próprio ambiente de votação.

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.