Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALTERAÇÕES

Veja como ficarão o comércio e os serviços no Dia do Colono e Motorista

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Colonos e motoristas celebram São Cristóvão nesta sexta-feira, feriado de 25 de julho

Celebrado nesta sexta-feira, 25 de julho, o feriado que homenageia o padroeiro dos motoristas – São Cristóvão – vai alterar o funcionamento de empresas e serviços públicos em Santa Cruz do Sul. O Dia do Colono e Motorista foi instituído em Santa Cruz do Sul em 1993, a partir de proposta do então vereador Hardi Panke, que foi aprovada e se tornou a lei 2.499/1993. Além de São Cristóvão, a data homenageia a presença dos imigrantes alemães na região. 

A sexta-feira também é feriado em Arroio do Tigre, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz e Pantano Grande. Candelária terá ponto facultativo, já que o feriado deste ano foi antecipado para o dia 7 de julho, marcado pelo centenário de emancipação do município. Não é feriado em Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Sobradinho. 

LEIA MAIS: Feriado do Dia do Colono e do Motorista altera funcionamento dos serviços da Prefeitura de Santa Cruz

Publicidade

Saiba mais

Serviços essenciais

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira em Santa Cruz. Porém, continuam funcionando os seguintes serviços essenciais: Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, UPA Central, Guarda Municipal e Guarda Municipal e de Trânsito; Abrigo Municipal Feminino e Masculino; Albergue; Setor de Inspeção Municipal (SIM) e também a limpeza dos banheiros das praças.

Plantão

Em regime de plantão, funcionarão a Casa de Passagem para Mulheres em situação de violência; Setor de Transportes – motoristas de plantão;  Conselho Tutelar; Setor de Hidráulica; Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e setores de Iluminação e Semáforos. A Guarda Municipal atende pelo 153.

Comércio

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) orienta que, em razão do feriado, o comércio não poderá abrir com uso de mão de obra de colaboradores. Nos municípios onde a data é considerada feriado municipal – como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Mato Leitão, Herveiras, Gramado Xavier, Vale do Sol e Sinimbu – as lojas poderão abrir somente se operarem com a presença exclusiva dos proprietários ou familiares.

Publicidade

Supermercados

Segundo o Sindigêneros Vales do Taquari e Rio Pardo, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, atacarejos, supermercados, minimercados e armazéns), em dia com os sindicatos, estão autorizadas a abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral nesta sexta-feira. 

Bancos

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o dia 25 de julho é considerado feriado bancário em Santa Cruz.

Shopping

No Shopping Santa Cruz, a praça de alimentação funcionará das 11 às 22 horas. As lojas terão ponto facultativo. 

Publicidade

Coleta de lixo

Nesta sexta-feira, o recolhimento de lixo feito pela Conesul estará funcionando, mas a coleta seletiva da Coomcat não será realizada. 

Feiras rurais

A Feira Central, situada na Rua Fernando Abott, perto do Fórum, estará aberta nesta sexta, das 14h30 às 19 horas. No sábado, todas as feiras que costumam funcionar nesse dia atenderão normalmente. 

Estacionamento Rotativo Pago

O Rapidinho não fará cobranças na sexta e no sábado. Conforme o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Santa Cruz do Sul (Consepro), gestor do Rapidinho, a medida foi adotada pela proximidade do feriado ao fim de semana. Na segunda-feira, o serviço será retomado normalmente.

Publicidade

Água e energia 

A RGE adota regime de plantão no feriado. Os clientes podem acessar os canais de atendimento pelo aplicativo, no site (rge-rs.com.br) ou pelo telefone 0800 970 0900. Em situações de falta de energia, o código de cliente na fatura pode ser encaminhado para o número 27350. A Corsan vai ter o mesmo sistema, e o número de atendimento é o 0800 646 6444.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.