O dia da Proclamação da República, neste sábado, 15 de novembro, deve modificar o funcionamento de alguns serviços e do comércio em Santa Cruz do Sul. A data determinou o fim do regime monárquico e a instauração da república no Brasil, em 1889. Esse dia é considerado feriado nacional. Por isso, o comércio permanece fechado e os supermercados atendem em horário especial.
Neste sábado, seguem funcionando os seguintes serviços essenciais em Santa Cruz do Sul: Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, UPA Central, Guarda Municipal e Guarda Municipal e de Trânsito; Abrigo Municipal Feminino e Masculino; Albergue e Setor de Inspeção Municipal (SIM).
LEIA TAMBÉM: ExpoSin inicia celebração dos 20 anos com homenagem à reconstrução de Sinimbu
Publicidade
Em regime de plantão, funcionarão a Casa de Passagem para Mulheres em situação de violência, Setor de Transportes – motoristas de plantão, Conselho Tutelar, Setor de Hidráulica, Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e setores de Iluminação e Semáforos.
A Guarda Municipal atende pelo 153 e o plantão 24 horas do Bem-Estar Animal, pelo (51) 92001 3398. A Farmácia Municipal do Bairro Arroio Grande, que geralmente abre aos sábados, das 8 horas às 13 horas, estará fechada neste feriado.
LEIA TAMBÉM: Oktoberfests movimentaram R$ 96,9 milhões em vendas de ingressos em 2025
Publicidade
Como ficam
Feiras rurais
As feiras rurais que abrem no sábado funcionarão normalmente. Nas unidades do Arroio Grande, Senai, Independência e Linha Santa Cruz, ocorrerá a Feira do Peixe, das 7 horas às 12 horas.
Coleta de lixo
Publicidade
A coleta de lixo ocorrerá normalmente, tanto pela Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat) como pela empresa Conesul.
Comércio e Rapidinho
O Sindilojas Vale do Rio Pardo orienta que o comércio permaneça fechado no feriado. Uma lei municipal proíbe a abertura nesse dia e não há convenção coletiva ou acordo coletivo vigente que autorize os empregados a trabalharem.
Publicidade
Da mesma forma, o Estacionamento Rotativo (Rapidinho) estará suspenso neste sábado. Assim, não haverá cobrança nas quadras da Faixa Azul da área central.
Supermercados
Conforme o Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns) em dia com os sindicatos estão autorizadas a abrir os estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral neste feriado. O horário será o mesmo utilizado aos domingos por cada empresa.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!