Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA AVENIDA GOGOIA

Veja o que apresentou cada escola nos desfiles do Carnaval de Rio Pardo

Foto: Rodrigo Assmann

Com as ruas do Centro lotadas, apresentações da Dragões do Rio Pardo, Realeza da Vila, Candangos e Embaixadores do Ritmo empolgaram o público no sábado em uma das festas mais tradicionais da região

O Carnaval de Rio Pardo, um dos mais tradicionais da região, teve o seu ponto alto na noite de sábado, 14, com a exibição das escolas de samba do município. Um grande público, estimado em mais de 60 mil pessoas, lotou a extensão da Rua Andrade Neves – que durante a folia foi batizada de Avenida Maria da Glória (Gogóia) – para assistir aos desfiles e shows musicais até as primeiras horas da manhã.

A programação teve início na quinta-feira, 12, com a Muamba. O cortejo partiu do Banrisul, puxado pela Banda Bébi e pelos blocos Rosário, o Cupido e Mãos do Samba, seguido dos ensaios técnicos das agremiações Dragões do Rio Pardo, Realeza da Vila, Candangos e Embaixadores do Ritmo.

LEIA MAIS: FOTOS: Escolas de samba levam milhares de foliões ao Centro de Rio Pardo

Publicidade

Na sexta-feira, 13, ocorreu a abertura oficial com a descida da corte, formada pelo rei momo Marcelo Carvalho, pela rainha Yasmin Schirmer Trindade e pela princesa Ana Carolina Panta Rodrigues. O prefeito Rogério Monteiro realizou a entrega das chaves da cidade, ato seguido pela troca simbólica das placas da Rua Andrade Neves para Avenida Gogóia e da homenagem a Luiza Ferreira no palco principal. A festa continuou com o show do cantor santa-cruzense Marcel Knak e foi encerrada durante a madrugada com o Paredão do Som.

Retorno para toda a cidade

No sábado, as quatro entidades carnavalescas brilharam na avenida, que ficou lotada como tradicionalmente acontece. Cada uma teve o tempo de 1h30 para se apresentar sob a avaliação de um corpo de jurados. A apuração das notas ocorrerá na terça-feira, 17, a partir das 17 horas, com a entrega do troféu à campeã. No domingo, foi a vez do desfile oficial dos blocos Rosário, o Cupido e Mãos do Samba; o melhor grupo também será conhecido no dia da apuração.

O prefeito Rogério Monteiro destacou a preparação das comunidades e a expressiva participação popular na Cidade Histórica. “O Carnaval de Rio Pardo se paga e nos dá um retorno muito rápido. Recebemos pessoas de diversas cidades e isso movimenta a economia. Nossa rede hoteleira está lotada há dez dias, o que reforça o sucesso do evento”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Região com o samba no pé: confira a programação do Carnaval no Vale do Rio Pardo

O rei momo Marcelo Carvalho ressaltou o caráter social da festa. “Realizamos uma carreata para arrecadar mantimentos e obtivemos aproximadamente uma tonelada em doações para entidades assistenciais”, frisou.

A folia em Rio Pardo segue nesta segunda-feira, 16, a partir das 20h30, com o encontro das cortes, Banda Bébi e Bloco da Saúde. Na sequência, passam os blocos das Donzelas e das Camisetas. O encerramento dos festejos no palco principal fica por conta do DJ Gabriel, Banda Saldanha e Banda Goldy.

Publicidade

Brilho e criatividade nas ruas

Dragões do Rio Pardo

Fundada em 18 de maio de 2025, a entidade realizou seu primeiro desfile oficial. Segundo o presidente Alessandro Oliveira, a estratégia foi uma apresentação “pé no chão”, condizente com as condições financeiras atuais. O enredo Tá na boca do povo explorou a linguagem oral. “Apresentamos desde provérbios ouvidos de nossos avós até bordões de novela e memes. É um tema sobre o povo, criado pelo próprio povo”, explicou Oliveira. A escola contou com 200 componentes, incluindo comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, abre-alas, alas, dois porta-estandartes, bateria e uma segunda alegoria.

Primeiro desfile da escola teve como destaque a tradição da linguagem oral | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Carnaval da Marechal acontece nesta segunda em Santa Cruz

Realeza da Vila

Segunda a entrar na avenida, a Realeza apresentou o enredo Da pedra à internet em tempos de inteligência artificial: a Realeza convida você a visitar o mundo real. A presidente Zélia Leal explicou que a ideia foi resgatar a convivência humana. “Buscamos mostrar que somos seres movidos pelo coração”, disse. A agremiação desfilou com 250 componentes, três alegorias e 19 itens avaliados. “Hoje o nosso maior troféu foi o reconhecimento do povo”, finalizou a dirigente.

Publicidade

Com foco nas relações humanas, Realeza tratou da evolução e tecnologias | Foto: Rodrigo Assmann

Candangos

Com o enredo O fruto proibido. Provar, atiçar o prazer… e se perder no doce sabor do pecado, a Candangos propôs uma viagem pela sedução e transgressão. A presidente Aline Goulart salientou que a temática fecha um ciclo de enredos abstratos sobre sentimentos humanos. “Conseguimos colocar em prática tudo o que idealizamos, com muita dificuldade e trabalho da comunidade”, destacou. Detentora de 21 títulos, a escola levou 250 componentes, 24 alas, três carros alegóricos e 50 ritmistas.

Cerca de 250 integrantes ajudaram a retratar o tema da Escola Candangos | Foto: Rodrigo Assmann

Embaixadores do Ritmo

Atual campeã, a Embaixadores encerrou a noite com o enredo Eu sou o passado, o presente e o futuro… Sou a resistência do samba, muito mais que um símbolo: Eu sou o Cartola. Elaborado pelo carnavalesco Mateus Teixeira e pelo enredista Ricardo Cruz, o tema homenageou o acessório como símbolo de distinção e reverenciou a baluarte Luiza Ferreira. “A cartola é a coroa que une as eras”, definiu o presidente Lailton Ferreira. A escola foi a maior da noite, com 350 componentes, nove alas e cinco alegorias. Neste ano, a entidade busca seu 22º título.

Escola teve o maior número de componentes e evidenciou a força do samba | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.