Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Venâncio Aires aumenta exigência de segurança do trabalho para contratações

As empresas que forem contratadas via licitação pela Prefeitura, seja para prestação de serviços ou obras, estarão submetidas a critérios mais rigorosos para garantir a segurança de seus trabalhadores. Para qualquer processo licitatório aberto a partir desta segunda-feira, 4 de janeiro, será necessário que a empresa candidata comprove que seus funcionários estarão devidamente equipados contra possíveis acidentes de trabalho. Com a medida, a habilitação e contratação de empresas passam a serem submetidas ao crivo do setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura, que pertence à Secretaria Municipal da Administração.

De acordo com o engenheiro civil Marco Aurélio Holz, da Secretaria Municipal do Planejamento, a decisão oficializa um procedimento que já tem sido de praxe nas contratações da Prefeitura. Segundo Holz, a maior parte das empresas de Venâncio Aires já observa o cumprimento de normas que evitam colocar seus trabalhos em situações de risco. “O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) sempre foi cobrado, mas será aprimorado com a fiscalização de um profissional especializado na área”, frisa o engenheiro.

A fiscalização se dará no momento da licitação e em vistorias às obras de responsabilidade da Administração Municipal e executadas por terceiros. O secretário municipal da Administração, Leandro Pitsch, pede atenção com os requisitos de segurança às empresas que pretendem participar de licitações do Município. “Esta exigência beneficia os trabalhadores das empresas e a própria Prefeitura, que se previne contra processos judiciais que oneram os cofres públicos”, destaca.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.