Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Nova estação

Verão começa hoje com previsão de equilíbrio no clima

Dias mais longos, sol, praia, verão. Quem é apaixonado por esse período tem um motivo a mais para se alegrar hoje. Às 8h44 começa oficialmente a estação mais quente do ano, que deve ser marcada por períodos curtos de calorão e seca, intercalados com pancadas normais de chuva. Essa temporada será caracterizada pela volta à normalidade em comparação aos dois últimos anos, quando houve influência do fenômeno El Niño, que alterou muito a regularidade do clima.

Desta vez, mesmo com pouca força, será o La Niña que influenciará o verão no Brasil. O fenômeno é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico e dará neutralidade ao período, com temperaturas e chuvas dentro da média no Rio Grande do Sul. Em resumo, o verão 2017 deve ser quente e úmido, possibilitando, com frequência, chuvas passageiras e isoladas, principalmente entre a tarde e a noite.

A maior parte da chuva deve ficar concentrada em janeiro, mas, ao longo da estação, a instabilidade deve ser bem distribuída, evitando períodos longos de calor intenso. A cada dois ou três dias, uma pancada vai amenizar as temperaturas altas.

O QUE ESPERAR

Janeiro – temperaturas normais e chuva pouco acima da média.

Fevereiro – temperaturas acima da média e chuva normal.

Março – temperaturas abaixo da média e chuva pouco acima da média.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.