O Programa Verde é Vida dá início ao ano letivo com a reunião pedagógica nas 12 Regiões de Atuação, integrando escolas parceiras para alinhamento de agenda, orientações e planejamento das ações.
Durante os encontros, haverá entrega do material de 2026 e apresentação das atividades previstas, que terão um significado especial: o programa vai comemorar, no dia 8 de agosto, 35 anos de atuação ininterrupta. A proposta reforça a trajetória construída junto às comunidades escolares e aponta para um ano de mobilização e reconhecimento.
O tema que norteia as ações em 2026 será Desenvolvimento Sustentável: Agir Localmente, Pensar Globalmente. Como parte do lançamento, as escolas receberão um brinde simbólico e educativo: uma sacola de lixo para carro (o LixoCar), incentivando práticas cotidianas de cuidado ambiental e responsabilidade individual.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projetos da região recebem recursos para incentivar permanência dos jovens no meio rural
Outro destaque dos encontros é a entrega de cartões-presente às escolas que se sobressaíram em iniciativas ambientais, incluindo a Bolsa de Sementes, a participação no Programa de Coleta de Óleo Saturado, além do reconhecimento a Grupos Ambientais e Escolas Destaque.
Para o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, o início do ano letivo é um momento de reafirmar o valor das parcerias que sustentam o programa. Ele destaca a disposição de professores, alunos, famílias e comunidades em manter as atividades vivas e efetivas, observando que os resultados observados hoje são “frutos” de uma construção coletiva ao longo de 35 anos de trabalho.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura planeja implantar Museu do Tabaco no prédio do antigo Fórum
Nesse caminho, o coordenador reconhece a importância dos colegas que atuam nas regiões, acompanhando de perto as escolas e colocando o Verde é Vida em movimento no dia a dia. “É um trabalho construído com muitas mãos, com presença, diálogo e cuidado em cada região. Esses profissionais são fundamentais para que as ações cheguem às escolas com qualidade e continuidade.”
Fernandes ressalta a dedicação sempre demonstrada pela equipe de coordenação do Verde é Vida. Os responsáveis organizam materiais, propostas pedagógicas e estratégias de mobilização para apoiar as escolas. “Existe um empenho coletivo, feito com responsabilidade e afeto, para que o programa siga inspirando atitudes e fortalecendo a educação ambiental onde ela realmente acontece: na escola e na comunidade.”
Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade