A vereadora Sandra Silberschlag (PP) protocolou uma indicação na Câmara de Venâncio Aires sugerindo a criação do programa Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore. A proposta é que, a cada nascimento com vida registrado no município, uma muda de árvore nativa seja entregue à família da criança, acompanhada de orientações sobre plantio e cuidados.
Segundo a parlamentar, a ideia é promover o vínculo entre as novas gerações e o meio ambiente, de maneira a incentivar a arborização urbana e a consciência ecológica. A proposta apresentada por Sandra foi inspirada em uma ação promovida em 2008 e 2009 por seu pai, Asuir Silberschlag, junto com os membros do Rotary Clube de Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros de Rio Pardo salvam bebê engasgado com cadeado de metal
Publicidade
Na ocasião, 1,6 mil mudas de ipê foram entregues no Hospital São Sebastião Mártir para serem doadas às famílias de recém-nascidos. “Hoje, essas árvores estão floridas em vários pontos da cidade. Muitas famílias mandam fotos delas e dos filhos que cresceram junto com as mudas plantadas. É emocionante ver esse vínculo”, comentou a vereadora.
A indicação também tem um viés ambiental prático. Sandra ressaltou que o aumento da arborização pode contribuir para reduzir alagamentos, melhorar a infiltração da água da chuva no solo e diminuir a temperatura nas áreas urbanas, criando um ambiente mais saudável para toda a população.
LEIA TAMBÉM: Farmácia Municipal de Sinimbu passa a atender em horário ampliado
Publicidade
A sugestão foi elaborada com apoio de estudantes do curso de Direito da Unisc: Nicole Renz, Glauce Agliardi, Rafaela Schneider e Willian Harsh. Eles apresentaram a ideia à vereadora como contribuição para as políticas públicas locais.
O documento será agora encaminhado ao Executivo para avaliação e possível implementação por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde, com apoio do Hospital São Sebastião Mártir e do Cartório de Registro Civil.
Publicidade