Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

GAZETA EXPLICA

VERIFICAMOS: tabela que compara mortes por Covid-19 a outras doenças é falsa

Foto: Josué Damacena / IOC / Fiocruz

Circula em grupos de WhatsApp nos últimos dias a imagem de uma tabela com números atribuídos ao portal Datasus, que divulga estatísticas de mortes no Sistema Único de Saúde (SUS), referentes a óbitos registrados no país entre janeiro e março deste ano. A tabela indica que o número de vítimas de Covid-19 no período seria muito inferior ao de várias outras enfermidades, como doenças cardíacas, doenças cerebrovasculares e infecções das vias aéreas superiores (IVAS). A imagem cita ainda outras causas de morte, como alzheimer, doenças bronco e cardiopulmonares, violência, diabetes, trânsito, doenças renais e cirrose, todas com vítimas em número superior ao novo coronavírus.

Os números, porém, não são do portal Datasus e não podem ser confirmados. Consultado pela Gazeta do Sul, o Ministério da Saúde informou, por intermédio da assessoria de comunicação, que os dados de mortalidade no SUS são publicados a cada dois anos. Isso significa que as informações mais recentes que estão disponíveis são de 2018. Nenhum dado referente a 2019 ou 2020 foi divulgado até o momento. “Qualquer divulgação com esses números não é considerada válida pelo Ministério da Saúde”, diz a reposta.

LEIA MAIS: VERIFICAMOS: beber água frequentemente evita o coronavírus?

A tabela também possui pelo menos mais um erro: o número de vítimas de Covid-19 no Brasil até o dia 10 de abril foi, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, de 1.056 – e não 946, como indica a tabela.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.