O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) inicia no próximo domingo, 4, e a previsão é que cerca de 40 mil candidatos respondam as questões. As provas vão ser aplicadas até quarta-feira, 7, das 8h30 às 13 horas, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé. Esta edição do processo seletivo oferece quase 4 mil vagas dividias em 90 cursos de graduação.
As disciplinas são divididas nos quatro dias da seguinte forma: domingo, 4, física e literaturas; segunda, 5, língua portuguesa e redação; terça, 6, biologia, química e geografia; quarta, 7, história e matemática.
A novidade deste vestibular é que o local de prova dos candidatos foi determinado a partir do endereço indicado na inscrição. O objetivo da organização é que haja menos atrasos. Mesmo assim a Ufrgs pede que os candidatos cheguem ao local da prova com pelo menos meia hora de antecedência.
Publicidade
Conforme números divulgados pela universidade, 43% dos 39.849 inscritos vão disputar vagas destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino médio. Segundo o G1, a porcentagem é superior aos 40% previstos na Lei de Cotas, 1.637 do total de 3.996 vagas destinadas pela universidade.
MAIS CONCORRIDO
O curso de Medicina segue sendo o mais concorrido no vestibular da Ufrgs com cerca de 78,78 pessoas por vaga. Psicologia (noite) é o segundo mais concorrido, com 29,90 pessoas por vaga, seguido pelo mesmo curso, mas no período diurno, com 28,29.
Publicidade
A lista segue com Fisioterapia, com 22,67 candidatos por vaga, e Jornalismo, com 20,09. Em comparação a edição de 2014, o vestibular deste ano teve 2.196 inscrições a menos.