A água do Rio Pardinho tomou algumas ruas e também alagou residências no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul, entre a noite dessa terça-feira, 17, e a manhã de quarta, 18. A Rua Irmão Emilio continua alagada neste começo de manhã, bem como a região do Navegantes, área mais próxima ao rio. Conforme a Defesa Civil, por volta das 5h10 ainda não era possível chegar a régua de medição.
A água no Várzea chega próximo à escola Guido Herberts. Outras áreas da cidade também foram afetadas como os bairros Progresso, Margarida, Schulz e Arroio Grande. Nesses pontos, os alagamentos diminuíram conforme a Defesa Civil, começando a baixar a partir das 4 horas. Segundo o coordenador do órgão, coronel César Bonfanti, as equipes estão em contato com a comunidade e o avanço das chuvas será acompanhado durante o dia.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: mais de 100 pessoas estão abrigadas no Parque da Oktoberfest, diz secretária
Publicidade
Atualmente, cerca de 150 pessoas estão abrigadas no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, em sua maioria moradores do Várzea, tanto da região de Navegantes quanto ao longo da Rua Irmão Emílio. Ainda assim, Bonfanti relata que há famílias que desejaram permanecer.
O prefeito Sérgio Moraes destacou a mobilização de todas as secretarias da Prefeitura e a organização e solidariedade da comunidade. “Isso vai garantir que no dia de hoje, com a ajuda da comunidade, nós devemos amenizar o drama dessas famílias. Muitos deles, principalmente na região da Várzea, já estão acostumados com essa rotina, eles têm uma habilidade impressionante de se recuperar e se organizar”, aponta.
Colaborou John Kaercher Machado
Publicidade