Moradores de diversos pontos de Santa Cruz do Sul tiveram de sair de suas casas entre a noite dessa terça-feira, 17, e a madrugada de quarta, 18, devido à enchente e aos alagamentos que atingem o município. Os atendimentos estão concentrados no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, onde a Prefeitura atua com uma força-tarefa para conseguir acolher os desalojados.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, já foram 40 famílias que buscaram abrigo no local, totalizando 109 pessoas. Além disso, outros pontos do município estão atuando no acolhimento aos moradores atingidos. Na Escola Municipal José Leopoldo Rauber, no Bairro Rauber, são 17 desalojados. Também há pessoas no ginásio do Bairro Margarida e na Escola Municipal Guido Herberts, no Bairro Várzea.
Publicidade
LEIA MAIS: VÍDEOS: Santa Cruz tem quase 200 milímetros de chuva e registra alagamentos em diversos pontos
O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) também atua no apoio, fornecendo barracas e pallets. “Estamos tentando, nessa madrugada, organizar para que as pessoas possam ser levadas para locais onde elas possam, pelo menos, dormir e ter uma alimentação”, destaca Fátima. As equipes da Defesa Civil, junto ao Exército e aos Bombeiros, atuam na remoção das famílias em áreas de risco.

Com o aumento da demanda, são pensadas possibilidades para seguir abrigando as famílias no Parque da Oktoberfest. O pavilhão 2 já está sendo utilizado para o acolhimento dos animais. Já as famílias atípicas, com pessoas neurodivergentes, estão sendo abrigadas nas casinhas típicas, em espaço mais reservado. Segundo Fátima, agora é avaliado colocar famílias também no Ginásio Poliesportivo Arnão.
Publicidade
LEIA MAIS: Saiba quais itens podem ser doados para famílias e animais abrigados no Parque da Oktoberfest
O município já recebe doações para atender essas famílias, recebendo inclusive uma série de donativos de Porto Alegre ainda na manhã de terça. Roupas e calçados recebidos durante a Campanha do Agasalho, iniciativa com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, também estão sendo utilizados.

Veja como ajudar:
Doações Pavilhão 3
- água mineral
- toalha
- roupa de cama
- travesseiro
- cobertas
- colchões
- leite (para crianças)
- fraldas para crianças (todos os tamanhos)
Doações Pavilhão 2
- Herbalvet
- guias
- corrente
- mantas e cobertas
- jornais e papelões
- toalha
- produtos de limpeza em geral
- pallets
- saco de lixo
- rações para cães e gatos
- luvas procedimentos tamanhos M e G
Colaboraram Lucas Malheiros e Paula Appolinario
Publicidade