A Concessionária Rota de Santa Maria, do grupo Sacyr, divulgou, nesta terça-feira, 6, um vídeo que mostra o andamento das obras de duplicação da RSC-287, no trecho entre os quilômetros 101 e 105, em Santa Cruz do Sul. Os trabalhos começaram em 6 de novembro de 2024, e a expectativa é concluir a duplicação até agosto deste ano, incluindo a construção do viaduto no local conhecido como Trevo do Gaúcho Diesel, no entroncamento com a BR-471.
As imagens revelam a transformação significativa da paisagem, com grandes canteiros de obras, maquinários em operação e trabalhadores atuando no local. O vídeo também mostra o momento das explosões de rochas, na altura do acesso à Avenida Melvin Jones. Algumas pistas laterais já estão em funcionamento, sendo utilizadas provisoriamente para o tráfego até a conclusão das faixas principais.
LEIA MAIS: Com obras dentro do cronograma, Concessionária quer liberar duplicação em agosto
Publicidade
As mudanças são especialmente visíveis em três pontos: no trevo de acesso a Rio Pardinho; no entroncamento com a BR-471, onde está sendo erguido o viaduto; e no local onde será construída uma passagem que permitirá a conversão de veículos que vêm da Avenida Independência em direção a Rio Pardinho ou Santa Maria, por baixo da pista duplicada.
Para saber
A concessão da RSC-287, com duração de 30 anos, teve início em agosto de 2021. O contrato prevê a duplicação dos 204,5 quilômetros da rodovia, em ambos os sentidos, com investimentos superiores a R$ 3,6 bilhões. A iniciativa beneficiará mais de 10 municípios ao longo do trajeto.
Publicidade