Para um grupo de santa-cruzenses, o passeio do último sábado, 7, foi em meio a parreirais, apreciando belas paisagens e desfrutando do sabor de uvas reconhecidas mundialmente pela sua qualidade. E o melhor: num destino a apenas 100 quilômetros de distância. Liderados por Bruna Bogorni, proprietária de agência de viagens, eles também participaram de um momento considerado histórico: a Vindima – 1ª abertura oficial da colheita da uva de Encruzilhada do Sul.
É justamente esse movimento, de impulsionar o turismo no município, que autoridades e representantes da vitivinicultura deixaram claro durante o evento realizado na Casa Valduga, à margem da BR-471. No fim da tarde, em uma programação diversa, o público teve a chance de conhecer uma parcela do produto encruzilhadense que promete capítulos de ainda mais prosperidade.

LEIA TAMBÉM: Estação Verão 2026 começa com SuperTriplo de Triathlon
Publicidade
Importância
Enquanto os visitantes aproveitavam, as vinícolas apresentavam seus produtos em estandes. O proprietário de uma das pioneiras no município, Gustavo Bertolini, destacou a importância da iniciativa. “Não é apenas o evento, mas o trabalho que temos feito. Agora estamos montando uma associação de produtores para buscar o selo de indicação de origem.”

Assim como o empresário, em seu discurso durante o ato de abertura, Juarez Valduga destacou o momento como um “passo importantíssimo”. Segundo ele, ao conquistarem o selo, o nome de Encruzilhada do Sul irá “além-fronteira”. “O enoturismo vai trazer um ganho muito forte. Espero que esse evento ocorra todos os anos.”
O prefeito Benito Paschoal lembrou que o município é considerado uma terra de oportunidades, na qual o clima proporciona uvas de excelência. “O turismo é o caminho e nós estamos caminhando a passos firmes para que sejamos uma rota turística consolidada. Somos a Toscana brasileira. Não tenho dúvidas disso.”
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade