Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CONTEÚDO PATROCINADO

Vinhos de Encruzilhada do Sul chegam ao Rio de Janeiro

Geral Encruzilhada do Sul Vinícola Pedras da Quinta O segredo dos vinhos da Serra do Sudeste Clima, solo e relevo da região favorecem a produção de uvas com alta qualidade e ainda estimulam novos empreendimentos, como a vinícola Pedras da Quinta Vinícola destaca-se pela excelência da produção Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha; uvas viníferas

O mercado do vinho é um dos mais exigentes do mundo, com consumidores e especialistas que procuram produtos de qualidade para colocar em sua mesa. Não é de hoje, entretanto, que rótulos produzidos no Sul do Brasil vêm conquistando cada vez mais adeptos, tanto por aqui como em diferentes regiões do globo.

E, recentemente, a vinícola Pedras da Quinta Vinhos Autorais pode comemorar a inclusão de seus Pedras da Quinta Rare Blend e Pedras da Quinta Collection Chardonnay na carta dos badalados restaurantes do Hotel Copacabana Palace (Rio de Janeiro/RJ), onde se encontram alguns dos melhores rótulos de diversas regiões do planeta.

Diogo Durigon, um dos proprietários da vinícola, explica que, para chegar, lá os vinhos produzidos na na Serra do Sudeste Gaúcho levaram na bagagem tecnologia e inovação nos processos de vinificação, que resultaram em vinhos de qualidade superior, de muita personalidade, de características com ótimo potencial de guarda e, principalmente, de satisfazer o padrão de exigência de exigentes consumidores.

Ed Arruda, sommelier com 20 anos de experiência, que atua no Copacabana Palace há 14 anos, tendo alcançado o posto de Head Sommelier, em 2014, conta que teve oportunidade de conhecer e experimentar os vinhos da Pedras da Quinta durante a feira “Wine South America”, que aconteceu em setembro de 2023, em Bento Gonçalves. “Estou sempre em busca de novos e pequenos produtores, vinícolas boutique e novidades no mercado de vinhos. Pedras da Quinta consegue sintetizar tudo isso: pequena produção, qualidade excepcional, novos experimentos com castas e mesclas distintas, bem como mostrar todo potencial do terroir em que estão instalados, em Encruzilhada do Sul”, garante. O  sommelier também atesta que ficou muito surpreso com todos os vinhos que provou: “Desde a linha de entrada até seu ‘Ícone’, todos muito bem elaborados, com muita tipicidade, complexidade, pensei: Outras pessoas precisam conhecer. Posso afirmar, com muita segurança, que muito em breve Pedras da Quinta estará entre os mais importantes nomes do vinho do Brasil.”

A vinícola

A Pedras da Quinta é uma pequena vinícola, que nasceu em 2020, do sonho de dois amantes de vinhas e vinhos, e que têm por princípio a transformação de matéria prima de excelência em vinhos de qualidade e personalidade ímpar: vinhos autorais, peculiares e que representam o terroir da Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul.

Olivio Maran, o outro sócio da Pedras da Quinta comenta que essa região, em que amplitude térmica, bons períodos de insolação, invernos rigorosos e solo em condições especiais, estabelecem micro clima peculiar e perfeito para alta qualidade das vinhas produzidas.

Ela é conhecida como um dos grandes terroirs brasileiros, especialmente pelo equilíbrio entre elementos importantes na transformação das uvas em vinhos especiais, como acidez,

taninos, cor e, especialmente, peculiares aromas. “Sem dúvida alguma, Encruzilhada do Sul é o terroir mais promissor do Brasil para produção tanto de vinhos tintos como brancos. A Pedras da Quinta está no caminho certo para a produção de vinhos de alta qualidade”, destaca Rafael Bicca, sommelier, juiz internacional de vinhos e proprietário do armazém de vinhos Brás1532, de Santa Cruz do Sul.

Joel Ferrari, consultor e enólogo responsável da vinícola, também destaca que a Pedras da Quinta conta com a produção própria das uvas. “Isso é ótimo, pois assim é possível elaborar vinhos com o terroir específico tirando o máximo em tipicidade, concentração e, obviamente, qualidade dos rótulos produzidos”, explica. Segundo ele, é isso que se encontra nos dois rótulos que hoje fazem parte da carta de vinhos do Copacabana Palace.

A Pedras da Quinta está focada na produção de pequenas partilhas, de vinhos em micro escala, que preservam a qualidade da matéria prima, preservam características únicas do terroir e aliam o melhor da tecnologia para a sua produção. Sua variedade de rótulos contrasta positivamente com a pequena escala de cada um dos produtos, sendo itens que preservam exclusividade, valor e personalidade.

Vinhos em destaque no Copacabana

Pedras da Quinta Rare Blend Tannat: provém do corte de 4 vinhos (ou vinificações, desde a escolha cuidadosa de uvas perfeitas, passando pela concentração de até 100% pela técnica da sangria), em 4 barricas novas de diferentes estilos (carvalhos francês e americano, blends e tostas diversas), advindos de 3 ótimas safras.

Pedras da Quinta Collection Chardonnay: Vinho Chardonnay da safra 2021, que alcançou excelentes índices técnicos de qualidade, 14,5% de graduação alcoólica, e que, na passagem por barrica nova, mas com tosta leve e de 600l, por longo prazo, marcam este vinho com notas elegantes e persistentes, além de estrutura e intensidade equilibrados.

Outras Experiências:

A apresentação de vinhos da Pedras da Quinta inicia pela linha Essências (com vinhos especiais como o curioso ‘Ripasso Alicante’, Malbec e Marselan), uma linda apresentação dos rótulos EU + EU Rosé e EU + EU Chardonnay 2022-2023, além da linha Classic e os vinhos de reserva (barricados) da linha Collection (Marselan, Malbec, Merlot, Chardonnay e Syrah).

Contato: para comprar os vinhos da Pedras da Quinta, pode ser através de restaurantes selecionados ou através do Instagram @Pedrasdaquinta , além do whatsapp 51 999121112.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.