A identificação no Brasil de um novo tipo do vírus influenza A (H3N2), conhecido como “vírus K”, ainda não é motivo para preocupação, avalia o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri. Segundo o especialista, a circulação de variantes do influenza faz parte da dinâmica natural do vírus e, neste momento, não há elementos suficientes para prever impacto maior na próxima temporada de gripe.
Qualquer estimativa sobre gravidade, duração ou intensidade da próxima temporada seria prematura a partir das informações disponíveis até agora. “Não sabemos se essa vai ser a variante circulante e predominante ainda no mundo. Está começando a temporada no Hemisfério Norte. Nem sabemos se vai ser a temporada do H3N2 ou se vai vir outro H1N1. Isso é muito teórico ainda”, disse Kfouri.
LEIA TAMBÉM: Campanha Pólio Zero busca mobilizar Santa Cruz do Sul
Publicidade
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde emitiu nota em que chama atenção para o aumento rápido da circulação da variante K do Influenza A no Hemisfério Norte, em especial na Europa, América do Norte e Leste Asiático.
Na Europa, a atividade da influenza iniciou-se mais cedo do que o habitual. A variante K representou quase metade dos casos de infecções reportadas entre maio e novembro de 2025. Não foi registrada ainda nenhuma mudança significativa na gravidade clínica, em termos de internação hospitalar, admissões em cuidados intensivos ou mortes.
LEIA TAMBÉM: Sancionada lei que institui o “Junho Vermelho” em Santa Cruz
Publicidade
Entenda
O Ministério da Saúde publicou nesta semana informe sobre a situação epidemiológica do País e destacou, pela primeira vez, a identificação de um caso da variante K no Brasil, no estado do Pará. A paciente é uma mulher estrangeira.
Especialistas da Fiocruz reforçam que a vacinação segue como a principal ferramenta de prevenção. A composição da vacina recomendada pela OMS foi atualizada em setembro, com cepas mais próximas das atualmente em circulação, incluindo o vírus K.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!