Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

É ROCK!

Voo Livre comemora sete anos na 99,7 FM com programa especial

Foto: Márcio Souza

Rodrigo Sperb e Roberto Patta comandam o programa, que vai ao ar às sextas-feiras

O rock fala mais alto nas noites de sexta. Esse é um dos slogans do Voo Livre, programa da 99,7 FM que completará sete anos neste domingo, Dia Mundial do Rock. Para marcar (e celebrar) a data, ele será transmitido ao vivo hoje direto da HBier Public House (Rua Borges de Medeiros, 222), das 22 horas à meia-noite. De Pink Floyd a Zé Ramalho, passando por Led Zeppelin e Titãs, o Voo Livre tem como característica a diversificação do gênero, que tem nas suas vertentes outros ritmos tão importantes para a cena musical como blues, reggae, folk e soul.

Apresentado por Rodrigo Sperb e Roberto Patta, o programa toca clássicos nacionais e internacionais de todos os tempos, além de novidades, sempre às sextas-feiras, das 22 horas à meia-noite, com apoio cultural de HBier Cervejaria.

LEIA TAMBÉM: Boqueirão do Leão celebra a Festa da Polenta neste fim de semana

Publicidade

“Esse encontro marcado que eu tenho com o rock me faz sentir o quanto sou grato por estar apresentando esse programa. Me lembro exatamente do primeiro dia de trabalho nos estúdios da rádio e aquele sentimento de alacridade sem imaginar que, sete anos depois, seguiria nessa feliz rotina cumprindo uma das etapas mais prazerosas da vida”, afirma Sperb.

Ele salienta que, além de escutar, produzir e apresentar a atração, conta com o feedback dos ouvintes, que dão sentido à continuidade do Voo Livre. “Obrigado, Pepe Soares [diretor artístico da rádio], por acreditar que eu poderia conduzir a atração com maestria. Afinal, treinei a minha vida inteira para este momento.”

Segundo Roberto Patta, que comanda o Broco Blazuka a convite de Sperb desde 2020, o Voo Livre é uma maneira de fazer o ouvinte relembrar sucessos do passado, mas também conhecer bandas ou artistas que não estejam na sua playlist. Embora seja um dos poucos existentes no chamado “rádio raiz”, o Voo Livre está ligado ao que aparece de novo no mercado fonográfico.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Exposição Marco Zero celebra 20 anos da Fundação Ecarta em Santa Cruz

Para reforçar essa importância, as plataformas digitais se tornam uma grande aliada. “É de lá que saem muitas músicas bacanas, onde buscam contato para que o artista ou banda possa estar inserido na programação, âmbito regional, estadual ou nacional”, ressalta Patta.

Mais do que valorizar a música, o Voo Livre proporciona parcerias longas, especialmente no âmbito gaúcho. “São integrantes de bandas ou em carreira solo que nos enviam material. Só temos a agradecer àqueles que ajudam a fazer parte da nossa história e a fortalecer um gênero tão fundamental e que ultrapassa gerações”, frisou Patta. “Costumo dizer que o programa é feito para os amigos ouvintes, seja pedindo uma música ou interagindo conosco nas redes sociais. Deixo aqui a nossa eterna gratidão. Vamos por mais.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Emef Santuário exibe melhor curta da Mostra Olhares Daqui em sala de aula

Pluralidade da programação

Para o diretor artístico da 99,7 FM, Pepe Soares, o Voo Livre mantém vivo e forte o bom e velho rock n’ roll, ocupando seu espaço por mérito em meio ao ecletismo musical que existe e honrando a proposta sonora da rádio de proporcionar à audiência “ouvir a diferença” às sextas-feiras. “O programa caracteriza-se pelo profundo conhecimento do produtor e apresentador Rodrigo Sperb, que, ao longo dos anos, encontrou o colega de redação Roberto Patta para assumir o Broco Blazuka, dando o tom da pluralidade da programação”, salienta.

As diferentes formas de apresentar o programa também são fundamentais para o sucesso de quase uma década. “Ser um canal de divulgação dos trabalhos autorais das bandas e músicos da região e oferecer entrevistas exclusivas e coberturas em shows e celebrações roqueiras são marcas registradas deste jovem senhor imortal que não tem limites pra voar”, complementa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Literatura da colônia italiana será tema de evento em Santa Cruz neste sábado

HBier recebe o 2º Dia do Rock

O fim de semana será de muito rock n’ roll no palco do HBier Pub. Com apoio da 99,7 FM, o 2º Dia do Rock – Edição Treta Rock Show promete reunir música, cultura e lazer em um evento gratuito ao público. Contudo, a organização pede a doação de um agasalho.

A programação começará no sábado, 12, das 15 às 22 horas, com a apresentação de seis bandas locais: Crazy Heat, CBGBs, Ramal 314, In Violence, Toma e Bruxa do 71. No domingo, 13, das 14 às 20 horas, será a vez de receber o Circuito Amplifica Rock, uma batalha de bandas autorais de rock da região. As três vencedoras serão premiadas com apoio de diversas empresas da região.

Publicidade

Foram selecionadas dez bandas: Jaws, Pocket Mirror, Insônia, Quazzar, Valente da Silva, Cherry & Band, Intravenosa, Mari and The Boys, Botuca e Did You See. Além disso, as bandas Avalanche e Side B vão encerrar o festival, que tem a idealização de Douglas Martins e Amanda Risso, do coletivo Treta Rock Show, e conta com patrocínio da HBier Cervejaria. Apoiam ainda Pisarbem, Old School Day, Legend Music & Bar, Atlântida dos Vales, Thomas Burguer, Joe´s Garage, Dodo’s, Boca de Sons e Robert Gabriel Fotógrafo.

In Violence é uma das bandas que sobe ao palco neste sábado

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.