O secretário municipal de Agricultura, Zeno Assmann, participou do programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9 para fazer um balanço de 2025 sobre a atuação frente à pasta e falar sobre os incentivos oferecidos aos produtores rurais. Um dos investimentos citados por Assmann foi o valor de R$ 350 mil, garantido através da Defesa Civil do Rio Grande do Sul no início do ano, que possibilitou a construção de mais de 150 açudes e aguadas em propriedades do interior.
O secretário também destacou que já foram repassadas caixas d’água para os produtores e que uma nova remessa deve ser entregue a partir do ano que vem. De acordo com o secretário, os investimentos ajudam na captação de água para as famílias. “No interior não pode faltar água e nem luz. Então, essa melhoria aliviou bastante a situação”, afirmou.
LEIA MAIS: “Vai ser uma virada de chave na educação”, afirma secretária sobre política de alfabetização
Publicidade
O líder da pasta Agricultura também citou a situação dos piscicultores que, segundo ele, estão sofrendo com a falta de mão de obra. Assmann destacou, também, o abatedouro de peixes, localizado em Linha Santa Cruz, ressaltando ser um dos mais modernos do Estado. Porém, avaliou que é pouco explorado mesmo com todo o material disponível. Por isso, se estuda a possibilidade da realização de um consórcio para que outros municípios possam trazer a produção, pagar uma taxa e utilizar o espaço. “É uma das nossas próximas metas, para que a associação também consiga sobreviver e ter a sua renda.”
Com 45 anos de existência e cerca de 80 produtores participantes, as feiras rurais de Santa Cruz foram elogiadas por Zeno Assmann. Segundo ele, mais do que bonitas, as feiras contam com produtos de qualidade e o acompanhamento de técnicos da secretaria. O secretário apontou, ainda, que esses espaços também contam com agroindústrias, que integram diversos eventos no município e na região, como a Expoagro e a Oktoberfest.
LEIA TAMBÉM: Bruna Molz destaca que cerca de 300 animais ganharam um novo lar neste ano
Publicidade
Outro ponto mencionado pelo secretário de Agricultura foi a Operação Terra Forte, um programa do governo do Estado que tem como foco a recuperação socioprodutiva e ambiental da agricultura familiar gaúcha. Conforme Assmann, 100 produtores foram contemplados em Santa Cruz e outros 20 ficaram suplentes e poderão ser chamados a partir do ano que vem. Cada produtor deve receber um recurso de R$ 30 mil para investir em sua propriedade. “O objetivo principal é a recuperação de solos, então esse programa vem para ajudar”, explicou.
Ouça a entrevista na íntegra:
*Colaboraram Carina Weber e Márcio Souza
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade