Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra ponto

Tudo muda

Apelidada de “La Negra”, a cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009) canta em Todo Cambia, literalmente, que ”muda o que é superficial, muda também o profundo, altera o modo de pensar, muda tudo neste mundo. 

Muda o percurso do sol quando ainda é noite, muda a planta que se veste de verde na primavera. Muda o pelo da fera, muda o cabelo do homem velho. 

E assim como tudo muda, que eu mude não é surpreendente. O que mudou ontem, terá que mudar amanhã. Mudar tudo muda. Mas isso não muda o meu amor.”

Publicidade

Dizem que mudamos por três motivos principais: a idade, a necessidade e a vontade. Há mudanças que aceitamos com naturalidade. Outras não. Consequentemente, muda nossa percepção do tempo e das coisas em derredor. E muda a nossa escala de valores.

Fatalidades familiares e doenças são um exemplo radical de razão de mudança. Invariavelmente, nos conduzem a novos hábitos de comportamento e alimentação, novas perspectivas tocante a ideias sobre o sentido da vida e do que vem a ser felicidade.

Há muitas mudanças cuja motivação e razão estão fora de nosso controle. Causas externas que exigem modificação em nosso comportamento. 

Publicidade

Por exemplo, trabalhadores trocam de emprego e trabalho devido a uma demissão. Assim como novos produtos, tecnologias e concorrentes são mudanças externas que determinam importantes mudanças internas na empresas e no comportamento de empresários. 

Regra geral, temos muita dificuldade de realizar mudanças. Recusa de “ver” e diagnosticar um problema, medo, adiamentos e desculpas sucessivas. É como se estivéssemos sempre à espera de um empurrão, de uma magia, uma motivação especial

Supondo que todos mudamos para melhor, ou ao menos gostaríamos de mudar para melhor, a grande lição que aprendemos a vivenciar com as mudanças é que elas poderiam ter acontecido antes e de forma mais tranqüila

Publicidade

E no centro de tudo está a vontade. Especialistas dizem que a necessidade atua sobre a cabeça (razão), ao passo que a vontade mexe com o coração (sentimentos). 

Que a vontade está relacionada com o prazer e bem-estar. Enquanto a necessidade está relacionada à obrigação e ao dever. Mas sem o mesmo prazer determinado pela vontade. 

Enfim, “todo cambia!”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.