Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTRAPONTO

Covid-19, o filme

Estou escrevendo um roteiro. Será um drama de ação, suspense e de conteúdo científico-social. Muitas cenas de medo e desespero popular. Mas também terá comoventes cenas de solidariedade humana.

Resumo da estória: o governo ditatorial de uma nação produz e espalha um vírus de laboratório. De contaminação rápida e mortal. Para evitar suspeitas, insinuações e acusações de autoria, primeiramente espalha o vírus em seu próprio território.

Embora uma nação continental e superpopulosa, espalha o vírus de modo limitado geograficamente. E não evita mortes. Como é uma ditadura, não precisa dar explicações, nem mesmo à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade

Todavia, para fortalecer a ideia de casualidade e fatalidade, reage com os procedimentos sanitários que exigem as pandemias, de acordo com protocolos internacionais.

Com o vírus disseminado, alguns cientistas dessa nação, agora arrependidos da trama e dispostos a esclarecer a verdade dos fatos ao mundo, desaparecem, um a um, sem vestígios, sem registros.

Ironicamente, essa mesma nação passa a fornecer mundialmente os equipamentos essenciais para o tratamento da infecção. E também os respectivos e básicos insumos farmacológicos.

Publicidade

Com as providências sanitárias preventivas adotadas por todas as nações, a exemplo do radical “lockdown”, sucedem-se as cenas de fechamento comercial e industrial, falências, desemprego em massa, entre outros efeitos colaterais negativos.

Agravada e mantida a pandemia, essa mesma nação também passa a produzir e fornecer a respectiva vacina. Porém, concomitantemente, procedimentos e negócios de saúde à parte, “iria às compras” para adquirir empresas de outras nações.

Compras de controles acionários a preços módicos, evidentemente, haja vista a severa recessão econômica mundial em curso e sem previsão de término.

Publicidade

Embora um drama, o roteiro também prevê cenas surreais e cômicas. Com destaque para dois caricatos presidentes que divulgam uma receita, como se médicos fossem. Ambos têm agitados apoiadores. Mas a torcida do “sem comprovação científica!” está em vantagem.

Finalmente, o roteiro não esclarece se teria sido uma ação comercial ou ideológica, ou algo como que um prenúncio de reorganização geopolítica mundial. Porém, sombriamente, o filme termina com uma cena de laboratório, sugerindo a germinação de um novo vírus pandêmico.

Sei que a ideia e o roteiro não são originais. Você mesmo já pensou isso, não? Afinal, quem não gosta de uma boa teoria da conspiração? Em filmes, lógico.

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE ASTOR WARTCHOW

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.