Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Blog Falando em Dinheiro

A crise financeira nos relacionamentos

Grande parcela da população brasileira está sentindo os efeitos de uma crise econômica e financeira que já dura quase dois. E não é só no aumento de preços de mercadorias, juros exorbitantes do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito e, pior ainda, eventual desemprego ou perda de negócio. Na esteira de tudo isso, aparecem ou se potencializam os problemas de relacionamento.

O dinheiro tão presente na vida de todos, essencial para a sobrevivência, incrivelmente, não é algo com o qual  temos intimidade. Muitas pessoas envolvidas num relacionamento optam pelo silêncio nas questões financeiras, entendendo que  o não falar sobre os problemas evita discussões, brigas, o medo e a frustração com os números, na santa ilusão de que eles não existem. Mas, às vezes, a situação fica tão difícil que não dá mais para empurrar com a barriga.

Publicidade

Quando ficamos ansiosos ou estressados com as finanças pessoais ou familiares, geralmente perdemos o foco. Pressões financeiras prolongadas podem gerar problemas com o parceiros e familiares; abuso de álcool e drogas; e, também, no aumento de casos de depressão e até suicídio.

Publicidade

Quando o dinheiro é escasso, é fácil ficar com os nervos à flor da pele. Muitas pessoas reagem impulsivamente.  A  primeira coisa, então, a verificar  é como o casal lida com a questão do dinheiro. Isso pode ser mais importante do que o problema em si. Se nunca conversaram sobre questões de dinheiro, é uma boa hora para começar.

É um diálogo necessário que, mesmo entre casais, às vezes, pode ser difícil,  constrangedor, de cobranças, de acusações, etc. Se serve o consolo, os antigos chineses já sabiam: a crise tanto pode ser um problema como uma solução. Ou seja, a oportunidade de deixar como está para ver no que vai dar ou de criar novos hábitos financeiros. Momentos de necessidade são a oportunidade de  tomar novas atitudes, como pensar em formas criativas de levar a vida e aproveitá-la juntos, procurando a justar as finanças e manter o relacionamento.

Publicidade

Nesse cenário, a jornalista e especialista em marketing digital, Daniella Gomes, sugere alguns passos que podem ajudar a superar eventuais dificuldades de relacionamento, decorrentes de problemas financeiros:

  • 1º) evitar apontar  um culpado e discutir:  é normal existirem hábitos individuais e formas distintas de lidar com o dinheiro; por isso, usar o tempo e a energia para buscar soluções;
  • 2º) preparar um plano de ações: fazer um diagnóstico  da situação atual – onde é gasto o dinheiro, qual o montante da dívida, o que pode ser  vendido –  e, a partir dele, elaborar um orçamento;
  • 3) procurar ajuda profissional: o educador financeiro que, vendo a situação de fora, poderá indicar o melhor caminho a seguir;
  • 4) ser positivo e tentar diminuir a pressão: lembrar-se que, assim como vem, as crises também passam;
  • 5) ter sonhos e objetivos individuais e em conjunto; mesmo que a situação esteja difícil, é fundamental ter sonhos pois os sonhos nos mantem vivos, forçando-nos a pensar e buscar maneiras de realizá-los.

Publicidade

O principal aspecto para iniciar e lidar com uma crise financeira, de forma transformadora, é a humildade. Desarmar-se para entender e compreender o outro. Lembrar-se que estar num relacionamento não é “morar numa república”, onde as pessoas apenas estão sob um mesmo teto, mas tem interesses e prioridades totalmente diferentes ou até contrárias. Não deixar terminar ou  esforçar-se para recuperar uma relação, desgastada por problemas financeiros, não é fácil. Mas, existindo o amor, com planejamento, transparência e diálogo é possível vencer todas as crises, inclusive a  financeira.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.