Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Blog Falando em Dinheiro

Black Friday ou Black Fraude

Impossível escapar dos inúmeros anúncios na televisão, nos jornais, no rádio, na internet, nas lojas, nos bancos, nos bares, casas noturnas; até dívidas podem ser negociadas na Black Friday! Onde se olha lá está a Black Friday em letras enormes, chamativas, luminosas. Alguns estabelecimentos, não restritos apenas com a Black Friday, já inventaram a Black Week e até a Black month…

Parece que não resta dúvida de que a Black Friday Brasil já conquistou o coração e o bolso ou o cartão de crédito de milhões de brasileiros. Levantamento feito pela Boa vista revela que 70% dos consumidores devem fazer compras na Black Friday, sendo que 51% desses disseram que as compras serão planejadas e 49% de oportunidades que encontrarem no mercado.

Trazido dos Estados Unidos, onde começou em 1961, na Filadélfia, o evento está se tornando uma das datas mais importantes para o comércio. Em sua décima edição no Brasil, os números só crescem e, neste ano, deverão registrar aumento de 18% em comparação a 2018, já ofuscando as vendas do Natal.

Publicidade

Como aconteceu na primeira de 2010 e vai se repetindo, ano após ano, embora em números decrescentes, a Black Friday Brasil apresenta muitos problemas, como as lojas não atenderem o que prometeram, ter falta de produtos, omitir o preço do frete (em alguns casos, é mais caro que o produto comprado), descuidar do atendimento e, principalmente, maquiar preços. É o famoso “tudo pela metade do dobro do preço”, artimanha de aumentar o preço poucos dias antes do evento e conceder desconto. Com o novo perfil de consumidor mais exigente, hoje em dia, o espaço para a malandragem de varejistas é cada vez menor porque as redes sociais facilitam a troca de informações entre usuários; eventual falcatrua é rapidamente replicada entre pessoas próximas e grupos, detonando com lojas. Além disso, sites especializados – Buscapé e Bondfaro, por exemplo – já monitoram preços de lojas, alguns há vários meses, e fazem comparações o que dá ao consumidor maior segurança de que não está sendo enganado com promoções falsas. A Proteste, por exemplo, num estudo em que avaliou a variação de preços de 800 produtos, entre os meses de julho e outubro deste ano, encontrou mais de 130% de diferenças para o mesmo produto, entre as lojas.

Outro grande risco para o consumidor são as fraudes na internet, praticados por criminosos. Na avaliação do especialista em segurança digital, Tiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, “a Black Friday é o Natal dos golpistas. É quando eles mais ganham dinheiro.” Tiago explica que isso acontece porque o evento une dois ingredientes explosivos: “o desejo do consumidor de comprar algo com um preço muito mais baixo e, de outro lado, a vontade do golpista de ganhar dinheiro; tudo isso numa data em que o consumidor está mais vulnerável para assumir riscos em troca de um desconto maior porque ele só tem um dia para aproveitar”. O mais comum é o consumidor receber mensagens até de grupos de whatsapp, contendo links como se fossem de grandes lojas com ofertas imperdíveis. Ao acessar esses links falsos, o consumidor pode ser direcionado para um local virtual desprotegido, onde suas informações serão roubadas.  A recomendação é não entrar diretamente no link informado na mensagem, mas digitar o site manualmente. A propósito, o Procon-SP tem divulgado lista de sites que devem ser evitados.

Um dos fatores vem impulsionando o consumo e promete alavancar as vendas da Black Friday, interferindo na decisão do consumidor, é a divulgação de produtos por meio de influenciadores digitais. “O poder dessas personalidades do mundo virtual já é tão grande que podem ser consideradas a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, perdendo apenas para recomendações de amigos e parentes”, explica Phil Kauders, diretor da rewardStyle Brasil, líder no mercado de marketing de influência no Brasil e no mundo.

Publicidade

Por fim, o maior risco para o consumidor é o próprio consumidor! Se dinheiro na mão, recheado com o 13º salário, é vendaval, o cartão de crédito pode ser tempestade. O que leva as pessoas a comprarem tanto em um único dia, como se não houvesse amanhã? Por que é tão difícil resistir ao impulso de comprar? Para ambas as perguntas é preciso refletir se o ato de consumir é fruto de uma necessidade de compra real ou de subterfúgio às pressões do cotidiano. A cultura de consumo faz com que as pessoas comprem produtos ou serviços que, muitas vezes, elas não precisam. Por isso, para aproveitar a Black Friday sem ficar mal endividado e não ser vítima de black fraude, o consumidor deve observar algumas dicas básicas:
1) fazer um planejamento financeiro: a partir da realização do diagnóstico da situação financeira, conforme metodologia da DSOP Educação Financeira, apura-se a disponibilidade  financeira, levando em conta que o Natal e Ano novo já estão chegando;
2)  estabelecer um teto de gastos: de acordo com o planejamento financeiro  
3) fazer uma lista do que quer comprar: um dos principais problemas de grandes promoções é a falta de foco;
4) não procurar somente o menor preço: muitos varejistas aproveitam a Black Friday para “desovar” estoque de produtos já superados por modelos mais novos;  
5) comparar os preços: é importante acompanhar o histórico de preço do produto para identificar eventual  “maquiagem“;
6) cuidar com fraudes da internet;
7) ter poupado antes de comprar: quem poupa antes para comprar depois, geralmente leva vantagem;
8) tomar empréstimo para comprar: fazer as contas para entender se, mesmo com as taxas/juros, vale a pena fazer o empréstimo.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.