Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Falta de chuva

Reunião debate ações de combate à estiagem no Estado

Foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 23, uma reunião para debater ações do Estado a fim de amenizar os reflexos da estiagem no Rio Grande do Sul. O encontro, organizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, teve a presença da ministra da Agricultura e Abastecimento, Tereza Cristina.

Uma série de reivindicações foi entregue à ministra e ao secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho. As principais são: apoio à cultura do milho; criação de uma linha de crédito de custeio de milho emergencial, para o aumento da oferta de milho na modalidade ProVB/Conab, destinada ao Rio Grande do Sul; aumento do limite de consumo para bovino de leite de 60 para 120 quilos por mês no programa ProVB da Conab; priorização de política de incentivo à reserva de água e irrigação adequada à realidade das propriedades rurais e da legislação ambiental; antecipação da abertura do Programa Forrageiras, para a antecipação dos pedidos para janeiro de 2021, proporcionando ao produtor a implantação das pastagens de forma antecipada, visando suprir a nutrição dos animais que foi prejudicada pelos efeitos da seca nas culturas de verão.

LEIA TAMBÉM: Chuva ameniza a estiagem, mas ainda é insuficiente

Publicidade

O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (PP), afirma que os três pontos mais urgentes são a disponibilidade do milho para o Rio Grande do Sul – que abastece a alimentação da bacia leiteira, aves e suínos – a liberação de recursos para o replantio do milho e a disponibilização de recursos para reservatório de água para consumo das famílias e animais das propriedades.

Brito ressaltou que a Comissão de Agricultura realizará outra reunião na próxima quinta-feira, 26, para tratar da estiagem e das previsões climáticas para o fenômeno La Niña no Rio Grande do Sul, e os potenciais impactos na safra 2020/2021 e na produção animal. Segundo Brito, trata-se de um programa de Estado, e não de governo, para combater os efeitos da estiagem.

Participaram além da Ministra de Agricultura, Tereza Cristina; o secretário de Agricultura, Covatti Filho; o senador Lasier Martins, representante do senador Luis Carlos Heinze; bancada federal; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito; deputados estaduais e representantes da Fetag-RS, Farsul, Fecoagro, Famurs e Emater-RS.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Período sem chuva significativa começa a afetar a produção

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.