Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Filme

Amigos do Cinema exibe ‘Made in Dagenham’, de Nigel Cole

A Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul segue com sua programação em homenagem ao público feminino, já que março é considerado o mês delas – pela passagem do Dia Internacional das Mulheres (8/3). O título escolhido para esta terça-feira, 14, é Made in Dagenham, de Nigel Cole, que no Brasil foi traduzido para Revolução em Dagenham (em Portugal saiu como Igualdade dos Sexos), de . A exibição vai comecar às 20 horas, no auditório da sede do Sindicato dos Bancários (Sindibancários, na Rua Sete de Setembro, 489), com entrada franca. 

O filme, lançado em 2010, reconstitui a greve na fábrica de automóveis da Ford em Dagenham, na Inglaterra, em 1968. Em uma das maiores empresas empregadoras do Reino Unido, as funcionárias decidiram protestar pelos seus direitos e contra a discriminação sexual. Entre os milhares de empregados da unidade estão 187 mulheres que recebem pouco e trabalham em condições precárias. Revoltadas e estimuladas pela liderança de Rita O’Grady (Sally Hawkins), elas iniciam uma mobilização que vai abalar o país.

As mulheres recebiam remuneração abaixo do salário dos homens. Insatisfeitas, elas buscam todos os meios para alterar essa situação. Reivindicam junto aos seus chefes melhores condições de trabalho e aumento salarial, pois acreditam que desempenham tarefas tão importantes quanto as executadas pela mão de obra masculina. No entanto, como a Ford não aceita as propostas apresentadas, elas respondem com ações de luta: paralisações e intervenções nos plenários da empresa. 

Publicidade

A mobilização levada a cabo pelas mulheres da empresa da Ford de Dagenham entrou para a história das lutas feministas. As funcionárias não trabalhavam exatamente na divisão da fábrica em Dagenham, mas a cerca de um quilômetro, em River Plant. A personagem principal e líder do movimento no filme, Rita O’Grady, não é uma figura histórica ou real: é uma composição fictícia, que reflete em uma só pessoa um determinado grupo de líderes. A escola que aparece no longa-metragem é a escola de Eastbrook, em Dagenham. O quadro de lousa que se vê na cena de abertura é o original, existente desde que a escola foi construída.

Confira o trailer legendado:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.