Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

6ª edição

Filmes selecionados para o Festival Santa Cruz de Cinema vão ser conhecidos em setembro

Troféu Tipuana premiará os destaques

Após o 6º Festival Santa Cruz de Cinema receber um número recorde de filmes inscritos, começa em breve o trabalho da curadoria, que envolve cerca de 15 profissionais responsáveis por escolher as 18 obras que participarão da Mostra Competitiva Nacional. Diego Tafarel, cineasta e um dos idealizadores do festival, disse em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM nessa quinta-feira, 8, que a organização está contente com a dimensão que o evento ganha ano após ano.

Cineasta Diego Tafarel na edição do ano passado do Festival Santa Cruz de Cinema

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema atinge recorde de filmes inscritos em 2023

No início de setembro, as obras escolhidas serão divulgadas em evento, assim como a atriz ou ator homenageado desta edição, que ocorrerá de 23 a 27 de outubro. “Estamos muito felizes. Santa Cruz está chegando ao seu sexto festival e neste ano tivemos o recorde de número de filmes inscritos”, comentou. “Foram 695, superando todos os anos anteriores. São filmes que vêm de todo o Brasil, de todas as regiões.”

Publicidade

Tafarel destacou que, nos últimos anos, Santa Cruz do Sul deu um salto no setor audiovisual, passando a ser vista no Estado e no Brasil como um local que também faz cinema. “A cidade tem uma cena, o curso de audiovisual na Unisc, produtoras, e o festival já está consolidado. Além disso, no próximo mês, Santa Cruz lançará a Film Comission. Então, a cidade tem feito muito para se tornar um polo. Temos que fomentar isso porque cinema é cultura, é arte, mas também é desenvolvimento econômico. O audiovisual gera renda e emprego para as pessoas”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: “Transformers” entra em cartaz nesta semana; veja programação dos cinemas

Em evento realizado em abril, o ator Thiago Lacerda foi anunciado como o homenageado com o prêmio Tuio Becker. “Ele vai estar presente no festival. O Becker foi um grande crítico santa-cruzense e, por isso, o prêmio leva esse nome, sendo dedicado para pessoas que têm uma carreira relevante no audiovisual. O Lacerda, além de ser um grande ator, tem uma ligação muito forte com o Rio Grande do Sul e trabalhou em obras ligadas à nossa cultura.”

Publicidade

O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado pelo Sesc/RS – Unidade Comércio, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes. O evento conta com a Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Corsan. Nesta edição também há o apoio institucional da Locadora Filmes do Bem.

Colaborou Leandro Porto

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.