Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Clubes de Santa Cruz sugerem restrições para que voltem a funcionar

Country Clube, que oferece golfe, por exemplo, permitiria que somente 2 associados jogassem por cada buraco

Cinco clubes sociais de Santa Cruz do Sul se uniram para solicitar à Prefeitura que possam abrir as portas, com restrições e regras, diante da pandemia do coronavírus. Citados no artigo 4º do mais recente Decreto Municipal de Calamidade Pública, os clubes têm o funcionamento vedado durante o período de crise, juntamente com casas de festa, bares, teatros e outras unidades.

Entendendo que, com restrições, as entidades poderiam oferecer os esportes que não envolvem contato direto entre os jogadores, Aliança, Santa Cruz Country Club, Tênis Clube, União Corinthians e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) oficializaram o pedido de flexibilização ao prefeito Telmo Kirst e ao secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, na segunda-feira, 20.

LEIA MAIS
Prefeitura divulga novo decreto com medidas de combate à Covid-19
Saiba quais são as regras para o funcionamento das academias em Santa Cruz

Publicidade

O documento, além de justificar os motivos que permitiriam a abertura, sugere uma lista de restrições, cuidados e regras, as quais os solicitantes se comprometem a seguir. “Acreditamos que é uma opção para voltarmos a funcionar, com todos os cuidados necessários. É nesta linha de atendimento que entendemos ser possível essa flexibilização”, afirmou o presidente do União Corinthians, Marco Jardim, em entrevista à Rádio Gazeta nesta manhã.

Segundo ele, o principal objetivo é oportunizar a prática de esportes, considerando a importância das atividades para manter a imunidade em dia e prevenir doenças. “Elencamos somente esportes que não têm contato. A gente sugeriu algumas regras, que os clubes deverão se adequar”, explicou. O basquete, por exemplo, é uma das modalidades que não foram incluídas na lista, por exigir muito contato entre os jogadores.

No documento enviado à Prefeitura (leia abaixo na íntegra), os clubes pedem a retomada de cinco modalidades com restrições nas práticas: golfe, tênis, beach tennis, padel e bolão. São especificadas sugestões de funcionamento para cada prática, como o limite de jogadores. As entidades se comprometem a manter níveis elevados de higienização, ter intervalo entre as atividades, fechar ambientes como vestiários e priorizar atividades com agendamento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira sete dicas para usar as máscaras da forma correta

“Só nós, do União Corinthians, temos hoje, entre terceirizados e funcionários, pelo menos 20 pessoas que dependem do clube. A manutenção não parou. Lógico que estamos respeitando tudo o que está acontecendo, mas podemos usar esse decreto para que, aos poucos, possamos colocar os sócios nos clubes, para poder participar destes serviços”, comentou.

A intenção, segundo Jardim, é que os clubes sociais sejam contemplados em uma edição do decreto e que as instituições se adaptem às regras da Administração Municipal. A expectativa, conforme o presidente do União Corinthians, é positiva: “Estamos bem tranquilos, pois esse termo está bem dentro do que o último decreto contempla. Os clubes estão prontos, preparados para que isso [a abertura parcial] aconteça.”

>>> Clique aqui para ler o ofício na íntegra

Publicidade

Contraponto
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da assessoria de imprensa, disse que vai analisar o documento e deve emitir posicionamento ainda nesta quarta-feira, 22.

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.