Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Confira sete dicas para usar as máscaras da forma correta

Com o decreto da Prefeitura de Santa Cruz do Sul que flexibilizou as medidas de distanciamento social, o uso de máscaras tornou-se obrigatório para ingressar em supermercados e no comércio em geral. Desde essa segunda-feira, 20, as máscaras, que até então eram raras nos locais públicos apesar das recomendações das autoridades sanitárias, se multiplicaram.

Apesar disso, a forma correta de usar os acessórios ainda gera dúvidas na população. Dentre as questões mais frequentes estão qual a frequência necessária de troca das máscaras, como lavá-las e quais materiais são seguros para confeccioná-las.

LEIA MAIS: Prefeitura divulga novo decreto com medidas de combate à Covid-19

Publicidade

Confira algumas orientações sobre o uso e a higienização das máscaras:

Troque quando estiver úmida
No caso de máscaras cirúrgicas, geralmente indica-se troca a cada duas horas de uso. Porém, o mais importante é que a máscara esteja sempre seca. Com o uso, ela vai ficando úmida, mas o tempo pode variar – por exemplo, se a pessoa falar muito, isso tende a ocorrer em menos tempo. A recomendação, portanto, é que a troca seja feita quando se perceber que a máscara está úmida.

Lave com água e sabão
Para lavar as máscaras, não é preciso nenhum produto ou técnica diferente. Basta deixá-las de molho por um tempo, depois lavar bem apenas com água e sabão e então colocar para secar. O recomendado, porém, é que elas sejam lavadas separadas de outras peças.

LEIA MAIS:
Santa Cruz estabelece uso de máscaras na hora das compras
Drive-thru de máscaras arrecada mais de 416 quilos de alimentos

Publicidade

Cuide o material
Nas últimas semanas, difundiram-se na internet receitas para confecção de máscaras com materiais os mais diversos, incluindo papel-toalha, pano multiúso e filtro de café. Esses materiais podem ajudar a filtrar, mas menos do que as máscaras comuns. Além disso, dependendo do tipo de material utilizado, pode atrapalhar a respiração ou não cobrir suficientemente o rosto.

Observe a qualidade
O mais importante é que a máscara fixe bem no rosto e não deixe espaços por meio dos quais as gotículas possam vazar. Se as lentes dos óculos embaçam quando se está de máscara, por exemplo, é sinal de que ela não está bem fixada.

LEIA MAIS: Comércio deve controlar clientes e medir a temperatura dos funcionários

Publicidade

Não toque na máscara
Quando se encosta na máscara, corre-se o risco de contaminar a mão. Se a pessoa está no supermercado, por exemplo, e contaminar a mão ao tocar a máscara, pode acabar contaminando produtos e objetos que vão ser tocados por outras pessoas. Por isso, o recomendado é manusear a máscara apenas pelo elástico e, caso encostar nela, higienizar a mão antes de tocar em qualquer outra coisa. Também por isso é importante que a máscara esteja bem fixada no rosto – se ela escorregar, é possível que a pessoa tenha que encostar nela para ajustar.

Dentro de casa, não precisa
Não há necessidade de usar máscara quando se está em casa. O uso é necessário apenas para ir a locais onde pode haver aglomeração de pessoas.

Mantenha o distanciamento
Mesmo usando máscara em locais públicos, é preciso manter distanciamento em relação às demais pessoas, inclusive porque a contaminação se dá mais pelo contato do que pela respiração. Por isso as orientações de evitar os cumprimentos e o compartilhamento de objetos, por exemplo.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.