Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Primeira derrota

Grêmio perde para o Iquique e adia classificação na Libertadores

O jogo que seria para confirmar a classificação do Grêmio para as oitavas de final da Copa Libertadores da América acabou em resultado oposto. O Tricolor até largou na frente na noite fria desta quarta-feira, 3, em Calama, mas cedeu o empate num pênalti duvidoso e sofreu a virada no segundo tempo. O Deportes Iquique venceu por 2 a 1 e o Grupo 8 ficou embolado.

O Grêmio ainda é o líder da chave, com dez pontos, mas o Iquique foi a nove com esta vitória e assumiu o segundo posto. Porém, o Guaraní, que tem sete, recupera a segunda posição se vencer o lanterninha Zamora nesta quinta, 4,às 21h45 (de Brasília), em Barinas, na Venezuela, no fechamento da quinta rodada do Grupo 8. Para ultrapassar o Tricolor gaúcho, o time paraguaio terá de bater o venezuelano por seis gols de diferença.

A sexta e última volta será no dia 25 deste mês com Grêmio x Zamora em Porto Alegre e Guaraní x Deportes Iquique em Assunção, no Paraguai. Assim, o Tricolor deve confirmar a passagem para as oitavas no jogo contra o lanterninha da chave, enquanto os outros dois concorrentes a uma vaga peleiam entre si.

Publicidade

PRIMEIRO TEMPO
As equipes fizeram um começo de jogo moderado no Estádio Zorros do Deserto. Lucas Barrios carimbou o travessão do Iquique aos 5 minutos, após cruzamento de Michel, mas o lance foi anulado porque o atacante gremista estava impedido. A resposta do time chileno foi aos 10. Riquero entrou na área a dribles, foi na linha de fundo e cruzou para o miolo da área, onde Léo Moura afastou o perigo e ainda chamou a atenção dos seus companheiros para marcar forte.

O jogo era morno, mas esquentou aos 20 minutos. Luan cobrou escanteio da direita, Kannemann desviou de cabeça no primeiro poste e Lucas Barrios escorou no segundo para fazer Grêmio 1 a 0. Logo depois, Dávila mandou o tiro, Marcelo Grohe deu rebote e Ramiro dividiu com o adversário, erguendo demais o pé. Pênalti na avaliação do árbitro argentino Germán Delfino. Bielkiewicz bateu e empatou – 1 a 1. As equipes se alternaram nas iniciativas ofensivas no restante do primeiro período. O Tricolor gaúcho chegou perto do segundo aos 33, quando Luan jogou a bola na área e Ramiro cabeceou para boa defesa Cortéz.

Artilheiro do Grêmio na competição com quatro gols, Lucas Barrios reclamou da arbitragem na saída para o intervalo. “Vamos tratar de fazer mais um gol para levar a vitória para casa. Não foi pênalti. A gente segue sofrendo com essas coisas. Vamos ver o que fazemos no segundo tempo”, comentou o argentino naturalizado paraguaio.

Publicidade

SEGUNDO TEMPO
Os donos da casa partiram ao ataque no começo do segundo período e viraram o escore a seu favor aos 3 minutos, em cobrança de falta perfeita de Diego Torres – Deportes Iquique 2 a 1. Renato Portaluppi resolveu modificar o Grêmio aos 10 minutos, retirando o volante Jailson e promovendo o ingresso do atacante Fernandinho. Com isso, Ramiro passou a atuar numa função mais recuada no meio-campo.

Porém, a alteração não fazia muito efeito em campo. O Grêmio voltou a ter outra grande chance de gol aos 20 minutos a partir da iniciativa do zagueiro Pedro Geromel. Ele se aventurou como atacante pela ponta direita e rolou com categoria para a chegada de Luan na meia-lua. O tiro colocado passou sobre o alvo. Logo depois, Renato recompôs a formação tática inicial com o ingresso do meia Arthur no lugar do meia-atacante Pedro Rocha.

O melhor momento para o empate do Grêmio saiu aos 40 minutos. Léo Moura bateu o tiro de canto da direita, Michel desviou para trás no primeiro poste e Lucas Barrios aparou no meio da área, mas tocou fraco, fácil para a defesa segura de Cortéz. Em seguida, Renato promoveu a última alteração, retirando o volante Michel e mandando o atacante Everton ao jogo. Aos 43, após trama que fez a bola rodar da esquerda para direita, Fernandinho bateu da entrada da área e a pelota passou perto da meta.

Publicidade

O árbitro Germán Delfino surpreendeu aos 46, quando apresentou o segundo cartão amarelo para Ramiro, que assim foi expulso. O jogador do Grêmio chocou-se contra Rafael Caroca em uma dividida e o juiz entendeu como jogo perigoso. O Iquique emendou três chances para fazer o terceiro, duas com Álvaro Ramos, que acertou o travessão em uma delas – Marcelo Grohe evitou o gol nas outras.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2017
GRUPO 8 – 5ª RODADA
DEPORTES IQUIQUE 2 a 1 GRÊMIO

Data e hora: 3 de maio, quarta-feira, 19h30
Local: Estádio Zorros do Deserto, em Calama (Chile)
Árbitro: Germán Delfino (Argentina)
Cartões amarelos: Moreno (Deportes Iquique); Ramiro, Kannemann, Pedro Rocha e Pedro Geromel (Grêmio)
Cartão vermelho: Ramiro (Grêmio)
Gols: Deportes Iquique – Bielkiewicz (24/1ºT) e Diego Torres (3/2ºT); Grêmio – Lucas Barrios (20/1ºT)

Publicidade

DEPORTES IQUIQUE
Cortéz; Moreno, Guerrero, Zenteno e Dávila; Rafael Caroca, Riquero (Álvaro Ramos), Eduardo Farías e Reynero (Bustamante); Diego Torres e Bielkiewicz
Técnico: Jaime Vera

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel (Everton), Jailson (Fernandinho), Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Arthur); Lucas Barrios
Técnico: Renato Portaluppi

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.