Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol

Brasil vence Costa Rica com sufoco e gols nos últimos minutos

Em uma partida tensa, a Seleção Brasileira venceu a Costa Rica na manhã desta sexta-feira, 22, em São Petersburgo, na Rússia. O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo não deixou a desejar aos torcedores que queriam um pouco de emoção. Com gol anulado por impedimento e gols válidos somente nos acréscimos, a partida encerrou com a vitória dos brasileiros e grande comemoração da torcida.

Durante o jogo, no entanto, sobraram faltas e até cartões amarelos, que chegaram para Neymar e Philippe Coutinho, aos 35 do segundo tempo, e também para Acosta, da Costa Rica. Agora, são três os jogadores do Brasil pendurados pelo amarelo – Casemiro levou na primeira partida, contra a Suíça.

Apesar dos amarelos, Coutinho e Neymar não decepcionaram e marcaram gols aos 46 e 51 minutos do segundo tempo, respectivamente. O alívio veio também na tabela, agora que o Brasil soma quatro pontos. Com a vitória, a Seleção lidera o Grupo E, seguido da Sérvia (com três pontos), da Suíça (com 1) e da Costa Rica (que ainda não pontuou).

Publicidade

Apesar de ainda precisar contar com os resultados de outros jogos, a Seleção encaminha a classificação para a próxima fase. O Brasil entra em campo novamente na próxima quarta-feira, às 15 horas, contra a Sérvia.

Foto: Divulgação/Fifa

 

1º tempo

A Seleção Brasileira entrou em campo, com o uniforme azul, pressionando a equipe da Costa Rica. A primeira chegada do Brasil perto do gol da Costa Rica foi antes dos dois minutos de jogo, mas a jogada não foi concluída com o balançar das redes. Os brasileiros mantiveram a posse de bola nos primeiros minutos. Aos seis minutos a Costa Rica chutou ao gol pela primeira vez, mas foi apenas tiro de meta para a Seleção Brasileira.  

Publicidade

Aos oito minutos de jogo, Willian sofreu falta. A cobrança foi feita por Neymar, deixando Navas preocupado, mas a barreira bloqueou o chute. Na jogada de saída da cobrança, a bola acabou nas mãos de Alisson, do outro lado do campo. Casemiro pediu uma pausa na partida, quando sentiu o nariz sangrando. A bola rolou logo depois novamente, seguida da volta de Casemiro.

Bola da Costa Rica passou muito perto do gol aos 12 minutos, saindo pela lateral depois de uma jogada perigosa. Neymar sentiu a falta cometida pelo camisa 20 da Costa Rica. Neymar bateu a segunda falta, mas a bola não entrou no gol. Aos 17, Willian sofreu falta, seguida da terceira falta em Neymar. Na cobrança, a bola acabou nas mãos de Navas.

A Costa Rica pressionou aos 21 minutos. Logo depois, a torcida acompanhou a pancada em Gabriel Jesus, em mais uma falta contra a Seleção Brasileira. Na cobrança da quarta falta, a bola saiu para fora depois do chute de Neymar. A torcida brasileira foi frustrada depois de comemorar o gol de Gabriel Jesus, anulado por impedimento aos 25 do primeiro tempo.

Publicidade

Foto: Divulgação/Fifa

 

Logo depois, o Brasil pressionou com Neymar, que ficou na cara do gol. Mas Navas conseguiu impedir a rede de balançar. Marcelo chutou para o gol, após uma jogada animada, mas a bola saiu pela lateral aos 28 minutos. Mesmo com chute perigoso, Coutinho também não conseguiu marcar logo depois.

Aos 31, mais uma chance de gol da Seleção Brasileira. A pressão da torcida aumentava cada vez mais para os dois lados do campo. Já aos 32 minutos, os jogadores brasileiros mantinham a maior posse de bola. A Seleção seguiu tentando o gol, pressionando a equipe da Costa Rica.

Publicidade

Os chutes a gol aumentaram cada vez mais, com animação da partida. O acréscimo de um minuto não adiantou para os times conseguirem marcar ainda no primeiro tempo. O árbitro apitou sob muitos gritos da torcida. Conforme a Fifa, o Brasil manteve 65% da posse de bola no primeiro tempo, contra 35% da Costa Rica. 

 

2º tempo

O segundo tempo já começou com agitação na pequena área, com uma grande chance de gol de Neymar, que ficou de cara com o gol. A bola, no entanto, acabou nas mãos de Navas, que reclamou de dor depois da jogada. A Seleção voltou a campo com muita garra depois do intervalo. Aos quatro minutos, jogada de Gabriel Jesus acaba com a bola na trave.

Publicidade

Aos 15 do segundo tempo, o Brasil pressionou na pequena área, mas falhou na finalização das jogadas. Na troca dos tempos, Willian foi substituído por Douglas Costa, que entrou na partida com muita vontade e apresentando boas jogadas.

Aos 22 do segundo tempo, Costa Rica ameaçou na pequena área. Logo depois da jogada, saiu Paulinho e entrou Firmino em campo, na segunda substituição de Tite. Aos 24, cobrança de escanteio do Brasil acabou com a bola nas mãos de Navas.

Foto: Divulgação/Fifa

 

Neymar chutou a gol aos 26, mas a bola não balançou a rede, fazendo uma curva e passando bem perto da trave. Aos 28, Óscar Ramírez retirou Gamboa de campo e colocou Calvo no lugar. Brasil seguiu pressionando, aos 31 do segundo tempo, mas o gol não foi marcado.

Com um puxão na camisa de Neymar, árbitro marcou pênalti aos 32 do segundo tempo. Bjorn Kuipers usou o árbitro de vídeo pela primeira vez para confirmar jogada, logo depois. Após a conferência, o árbitro marcou anulação do pênalti.

Neymar e Coutinho levaram cartão amarelo aos 35 minutos. Com estes cartões, Seleção já está com três jogadores pendurados com cartão. Se o jogador levar dois cartões amarelos, acaba com suspensão. Aos 28, técnico da Costa Rica substituiu Guzmán por Tejeda. Acosta levou cartão amarelo ainda aos 39.

Duarte e Acosta ficaram caídos no campo depois de uma jogada e foram socorridos pela equipe médica. Casemiro e Navas acabaram se encontrando em frente ao gol e o goleiro reclamou de dor. A Seleção Brasileira seguiu pressionando, mas sentia os efeitos do fim do jogo.

Aos 46 do segundo tempo, Coutinho conseguiu balançar a rede com um gol, abrindo o placar. A bola passou pelo meio das pernas de Navas, já no início dos seis minutos de acréscimo. Ao comemorar, Tite chegou a cair na beira do campo. Logo depois, saiu Gabriel Jesus e entrou Fernandinho em campo. 

Aos 51 do segundo tempo, já no fim dos acréscimos, Neymar marcou um golaço, para delírio da torcida brasileira. O árbitro apitou o fim do jogo com muita comemoração no Estádio de São Petersburgo. Brasil venceu a Costa Rica por dois a zero.

Foto: Divulgação/Fifa

 

FICHA TÉCNICA
COPA DO MUNDO – 1ª FASE – GRUPO E

BRASIL 2 x 0 COSTA RICA

Local: Estádio de São Petersburgo, em São Petersburgo (Rússia)
Data: 22 de junho de 2018, sexta-feira
Horário: 9 horas (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Cartões amarelos: Acosta (Costa Rica), Coutinho (Brasil) e Neymar (Brasil)
Gols: Philippe Coutinho (Brasil) 90’+1’/2º tempo; Neymar 90’+7’/2º tempo
 

BRASIL
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.
Técnico: Tite.

COSTA RICA
Keylor Navas; Gamboa, González, Acosta, Óscar Duarte e Oviedo; Guzman, Borges, Venegas e Brian Ruiz; Ureña.
Técnico: Óscar Ramírez.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.