Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Auxílio global

Conmebol pede reunião com a Fifa para ativar fundo

Domínguez (à direita) encaminhou uma carta ao presidente da Fifa, Gianni Infantino

A Conmebol pediu nessa quarta-feira, 8, à Fifa a agilização de um fundo de ajuda global ao futebol para apoiar suas dez associações integrantes, impactadas em suas finanças pela pandemia do novo coronavírus. A solicitação da Conmebol foi registrada em carta que seu presidente Alejandro Domínguez enviou ao presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Domínguez propôs realizar uma reunião do grupo de trabalho que o órgão mundial de futebol criou no mês passado para enfrentar uma crise de saúde que paralisou o futebol em quase todo o mundo. Os sul-americanos buscam que esse grupo gere “oportunamente e imediatamente” para as associações.

LEIA TAMBÉM: Divisão de Acesso retornará no início de agosto

Publicidade

“Desse suporte oportuno, depende que a bola possa rolar novamente no mundo, assim que essa situação de crise mundial se dissipar, com o esplendor de sempre”, disse Domínguez. Devido ao avanço da Covid-19 na América do Sul, a Conmebol suspendeu em 12 de março a Copa Libertadores, após a conclusão da segunda rodada da fase de grupos. As ligas nacionais e os campeonatos estaduais no Brasil pararam logo na sequência.

As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 também não puderam ser realizadas. Com a maioria dos países tendo colocado suas populações em quarentena, é pouco provável que a atividade seja retomada no curto prazo.

LEIA TAMBÉM: Ifab anuncia novas regras para o futebol

Publicidade

Na carta endereçada a Infantino, o presidente da Conmebol lembrou que a entidade sul-americana ofereceu, recentemente, um adiantamento de até 75 milhões de dólares (aproximadamente R$ 384 milhões) para associações e clubes membros que competiram em suas taças. “Todos os esforços são pequenos para mitigar a situação difícil que nossos afiliados passam, e é por isso que é inevitável participar de esforços para ajudá-los o mais rápido possível”, frisou Domínguez.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.