Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inscrições abertas

Calendário do Estação Verão 2021 está definido

Protocolos sanitários para segurança dos atletas serão seguidos no Estação Verão, a exemplo de outros eventos esportivos realizados pelo Brasil durante a pandemia de Covid

O projeto Estação Verão chega à oitava edição em 2021 de um jeito diferente. Os atletas estão sedentos por competições esportivas e o evento vai preencher a lacuna, com respeito às determinações previstas nos protocolos sanitários e decretos sobre distanciamento e ocupação máxima por área.

No ano passado, os esportistas tiveram a oportunidade de integrar o Circuito de Corridas Virtuais Gazeta. Cada inscrito correu sozinho e enviou o tempo para a organização. Desta vez, haverá uma disputa real, com um desafio de ciclismo, dois de corrida e um de cross-country. Gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen buscou informações sobre competições de grandes centros do País para adaptar as necessidades impostas pela pandemia ao formato do evento.

“Os participantes terão todas as medidas de precaução nas provas e poderão buscar qualidade de vida, por meio da atividade física e saúde mental, tão necessária no período em que vivemos”, destacou. As inscrições estão abertas no site eventosesportivos.gaz.com.br.

Publicidade

O prazo será até 12 horas do dia anterior de cada prova. Antes da competição, o atleta receberá um chip e um número para ser afixado na frente da sua camiseta. Como as largadas serão em “ondas” de, no máximo, 20 atletas a cada 30 segundos, não serão aceitas inscrições no dia e hora da prova.

Não haverá cobrança de valores para a participação. Porém, o atleta somente poderá participar por meio da doação de 1 litro de leite longa vida e 1 quilo de alimento não-perecível, que serão destinados à Associação de Auxílio aos Necessitados de Santa Cruz do Sul (Asan).

As largadas das etapas serão às 8 horas. Os donativos podem ser entregues das 7 horas às 7h45. A premiação será de troféus aos três primeiros colocados nas categorias Geral Masculino e Geral Feminino. No ciclismo, não haverá categoria Geral.

Publicidade

Nas categorias por faixa etária, no masculino e feminino, os vencedores recebem troféus e os segundos e terceiros colocados  ficam  com medalhas. Todos os atletas que concluírem as provas receberão medalha de participação. Os eventos dependerão de condições climáticas adequadas.

Em caso de chuva, a etapa será adiada para o fim de semana subseqüente ao final do projeto. Informações pelo telefone (51) 3715 7826, no site eventosesportivos.gaz.com.br ou na página do Facebook Estação Verão 2021.

Confira o calendário:

Publicidade

28/02 – Ciclismo
Ciclismo de estrada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

07/03 – Corrida
Corrida de 3,5 quilômetros (uma volta na pista) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

14/03 – Corrida
Corrida de 7 quilômetros (2 voltas na pista) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

Publicidade

21/03 – Cross-country
Cross-country de 5,1 quilômetros (três voltas na pista) na Associação Atlética Banco do Brasil (Rua Vereador Benno João Kist, 2.565)

21/03 – Live
Live com o MPBox na sede campestre do União Corinthians (Avenida Melvin Jones, 551), a partir das 17h30

Protocolos de segurança sanitária

Publicidade

– Para entrar na arena de prova é preciso passar por um controle de acesso com medição de temperatura ainda dentro do carro (realizado no portão de acesso).

– Após acessarem a área de prova, os atletas usaram máscara durante todo tempo, além de terem álcool gel em locais demarcados, tanto para usar guarda-volumes quanto para o ponto de largada.

– Para a largada os atletas serão divididos em baias com cinco cones distribuídos em quatro filas. Os atletas serão separados em pelotões com no máximo 20 pessoas, posicionando-se ao lado dos cones esperando sua vez para largar. Serão realizadas quantas largadas forem necessárias em “ondas”, com intervalo de 30 segundos, dando a distância necessária para que todos possam sair com segurança.

– A hidratação será disposta em copos d ́água higienizados em cima das mesas ao invés de estarem dentro das bacias com gelo. Cada atleta pegará a sua hidratação, sem contato com staffs.

– Ao final de cada percurso, os corredores receberão as medalhas, também higienizadas, dentro de um saco plástico.

– A entrega de troféus e medalhas de premiação será realizada no pódio, com os atletas distribuídos com no mínimo 1,5 metro de distância um do outro.

– Fica proibida a presença de público como torcida nas arenas dos eventos esportivos (autódromo e AABB). Será autorizado somente a presença do atleta participante.

Orientações para o cross-country

Trajeto definido por um mapa, divulgado no site de inscrição. Os atletas deverão observar e tomar cuidado com os desníveis e obstáculos que possam existir ao longo do percurso. A organização não se responsabilizara por possíveis defeitos na pista do percurso.

É de responsabilidade do atleta o conhecimento do percurso. O percurso será todo sinalizado com fitas, setas e cones e balizado com pessoal da organização. Cada volta no trajeto da sede da AABB tem 1,7 mil metros, totalizando 5,1 mil metros nas três voltas.

A organização ressalta que o trajeto será percorrido em estrada de chão, entre árvores, galhos, grama e percurso com acidentes geográficos, aclives e declives. Dessa forma, o atleta poderá fazer o reconhecimento da pista até 15 minutos antes da largada (7h45) e estar ciente dos perigos que a prova tem.

Categorias etárias na corrida: 16/19, 20/29, 30/39, 40/49, 50/59, 60/69 e 70 ou mais.

Ciclismo na estrada – Modalidade Speed

Feminino (todas as idades): 50 minutos + 2 voltas
Infanto (até 15 anos): 30 minutos + 2 voltas
16 a 20 anos: 1 hora + 2 voltas
21 a 35 anos: 1h40 + 2 voltas
36 a 49 anos: 1h30 + 2 voltas
50 a 59 anos: 1h10 + 2 voltas
60 anos ou mais: 40 minutos + 2 voltas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.