Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Só em 2015

Denúncias de políticos envolvidos na Lava Jato ficam para fevereiro

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só vai pedir aberturas de inquéritos e oferecer denúncias sobre políticos envolvidos na Operação Lava Jato em fevereiro de 2015, quando for aberto o ano do Judiciário. Nesta quarta-feira, 17, Janot enviou ao ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos relativos à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) a delação premiada do doleiro Alberto Youssef. A expectativa é que o magistrado a homologue até esta sexta-feira, 19, último dia de trabalho da corte no ano.

Os pedidos de abertura de inquérito e denúncias contra políticos terão como base as delações de Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que firmaram acordo com o Ministério Público para revelar crimes e tentar reduzir o tamanho de sua eventual condenação pelo desvio de recursos da Petrobras. A operação investiga desvios e lavagem de dinheiro na estatal. Até o momento, 39 pessoas, entre funcionários de empreiteiras, da Petrobras e intermediários de esquemas de corrupção, tornaram-se réus em decorrência da Operação Lava Jato.

As denúncias foram acatadas pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pelo julgamento daqueles que não contam com foro privilegiado. Os políticos, por sua vez, só podem ter o caso analisado pelo STF. A abertura de uma ação penal não significa culpa. É o primeiro passo do processo, durante o qual o juiz ouvirá testemunhas e acusados, que também apresentarão suas defesas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.