ALERTA 06/02/2020 18h16 Atualizado às 20h54

Estiagem vai se agravar no Rio Grande do Sul, diz MetSul

Próximo fim de semana deve ter chuva irregular, mas a partir de segunda a sequência será de dias secos

O Rio Grande do Sul está em alerta para períodos prolongados de estiagem. Conforme a MetSul Meteorologia, a irregularidade da chuva com déficit de precipitação que começou no meio de novembro e se acentuou muito durante dezembro vai prosseguir. No Vale do Rio Pardo, os prognósticos mostram que a situação só deve normalizar no decorrer do mês de abril.

A empresa explica que as pancadas de chuva que ocorreram pelo Estado nos últimos dias foram muito localizadas e, em geral, com volumes baixos. A água que se precipita logo evapora com o sol e o forte calor.

No próximo fim de semana, sobretudo no domingo, 9, espera-se a chuva que será mais generalizada pelo Estado, mas, ainda assim, muito irregular na distribuição dos volumes, o que fará com que em muitas cidades chova pouco ou quase nada e em outras os volumes sejam mais altos.

A partir de segunda-feira, 10, o tempo deve ser determinado por uma massa de ar mais frio, com vários dias seguidos sem chuvas. Onde chover pouco no fim de semana, a tendência é de que a situação da seca se agrave. A MetSul aponta que o período é crítico para a cultura da soja, que tem maior demanda por água nesta época.

LEIA MAIS:
Estiagem no Vale do Rio Pardo deve prosseguir até abril
Municípios da região ainda aguardam pela homologação dos decretos de emergência