Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROJETO COMPROVA

Vídeo engana ao afirmar que vírus da Covid-19 existe desde 2003

É enganoso o vídeo que circula nas redes sociais com a afirmação de que o vírus que provoca a Covid-19 existe desde o início dos anos 2000. O autor da gravação, que viralizou a partir de uma repostagem no YouTube do dia 22 de março, mostra a capa e as páginas de uma reportagem da revista “Saúde É Vital”, de 2003.

Diferentemente do que a pessoa diz, a matéria, com o título “Ainda não dá para respirar aliviado”, trata do vírus que causou o surto da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, na sigla em inglês) há 17 anos – e não do Sars-Cov-2, ou novo coronavírus, que causa a Covid-19. A verificação foi feita pelos jornais Folha de S. Paulo, A Gazeta e Diário do Nordeste e pelo portal Uol, por meio do Projeto Comprova.

Em março, logo depois que o vídeo viralizou pela primeira vez, o portal “Veja Saúde”, lançado em maio a partir da união das revistas “Saúde É Vital” (que não circula mais) e “Veja”, da editora Abril, publicou um comunicado em que esclarece o erro. A mensagem ainda afirma que o vídeo “pode levar a conclusões erradas”.

Publicidade

LEIA MAIS: Parceria para vacina contra a Covid-19 não foi firmada por Doria no ano passado

O Comprova conversou, por telefone, com Luiz Claudio Rocha de Carvalho, divulgador musical conhecido como Lula Zeppeliano. Foi a partir da repostagem que ele fez do vídeo que o conteúdo viralizou pela segunda vez. À época, Carvalho foi avisado sobre o material enganoso e achou que tivesse retirado o vídeo do ar. Logo após a entrevista com o Comprova, ele retirou o post de sua página no YouTube.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

Publicidade

LEIA MAIS
Projeto Comprova inicia terceira fase com 28 veículos de comunicação
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.