Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Após plebiscito

Catalunha declara independência da Espanha com efeitos suspensos

O presidente da Catalunha, Carlos Puigdemont, declarou independência unilateral da Espanha nesta terça-feira, 10. No entanto, ele também pediu que os efeitos da declaração sejam suspensos durante algumas semanas. Ainda assim, ele abriu a possibilidade de dialogar com a coroa espanhola para mais autonomia da região.

O pronunciamento de Puigdemont discursou ao parlamento que a declaração de independência não foi escolha ou decisão pessoal de ninguém, mas sim, o resultado de 1º de outubro. Nessa data, milhares de pessoas votaram em um plebiscito sobre a separação da Catalunha.

Os resultados da consulta popular apontaram que cerca de 90% dos 2.3 milhões de votos foram pela secessão. No entanto, o governo espanhol e o Judiciário do país declararam que a votação havia sido ilegal, pois não houve campanha organizada pela não-separação entre os dois países. 

Publicidade

De acordo com o El País, o primeiro-ministro espanhol, Maniano Rajoy, deve tentar impedir a separação com alguma medida. Na segunda-feira, 9, ele havia dito que o Executivo do país faria o possível para não permitir a independência catalã.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.