Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Festa da Alegria

Oktoberfest 2019 iniciará na segunda semana de Outubro

A 34ª Oktoberfest despede-se de Santa Cruz do Sul com o anúncio da próxima edição. A Festa da Alegria de 2019 ocorrerá de 9 a 20 de outubro, com o tema “História, Cultura e Tradição”, uma homenagem aos imigrantes alemães, responsáveis pela construção de Santa Cruz, e que chegaram ao Brasil há 170 anos.

Na despedida, a presidente da 34ª Oktoberfest, Andreia Mundstock, fez questão de destacar a gratidão, como o sentimento que define o sentimento da comissão organizadora, para qualificar o trabalho da centena de voluntários que se envolveram durate a festa. “Fora 12 dias de cultura e tradição, coroados com o clima perfeito. Estamos muito felizes por todo o trabalho e dedicação para nossa Oktoberfest”, resume. 

Ao longo da semana, a coordenação executiva irá divulgar os números finais da Oktoberfest 2018, e em janeiro de 2019, será apresentado o balanço financeiro. “Porém, temos certeza que esta foi a melhor Oktoberfest e mais bem organizada que já tivemos”, classifica a vice-prefeita Helena Hermany (PP).

Publicidade

Shows

A 34ª Oktoberfest contou com quatro noites de shows nacionais, iniciando com Michel Teló, Raça Negra e Gustavo Lima, na sexta-feira, dia 12; as duplas sertanejas Bruno & Marrone e Zé Neto & Cristiano, no sábado, 13; a dupla Henrique & Juliano e Dennis DJ, no domingo, 14; e finalizando no último sábado, 20, com Maiara e Maraísa, Bruninho & Davi e Atitude 67. “O público nestas quatro apresentações ficou 16% inferior ao projetado do pela festa”, enfatiza o vice-presidente de Eventos da Assemp, Marcio Martins.

Com o tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, a 34ª Oktoberfest prestou uma homenagem aos 140 anos do município, comemorados em 28 de setembro. Uma diversificada programação artística e cultural destacou a música, a dança, o canto, o teatro, a gastronomia e as tradições germânicas, em atividades diárias no Parque da Oktoberfest e também na cidade. Os dois desfiles temáticos, realizados nos domingos, 14 e 21 de outubro, reuniram três mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos, com um público espectador de 75 mil pessoas no centro da cidade. “Com o envolvimento de entidades locais, empresas patrocinadoras e comunidade, os desfiles foram o ponto alto da programação, entrando para a história como os maiores já realizados na Festa da Alegria”, destaca a presidente da 34ª Oktoberfest, Andreia Mundstock.

Publicidade

Escola de Gastronomia

Durante os 12 dias da 34ª Oktoberfest, a Escola de Gastronomia Alemã teve a participação de 800 pessoas nas oficinas gratuitas, ministradas por professores e chefs renomados ligados ao Senac-RS. O espaço, localizado no Pavilhão 3 da Feirasul, é uma realização, em parceria, da Coordenação Executiva Oktoberfest, Serviço Social do Comércio (Senac) e Sindilojas Vale do Rio Pardo. “Estamos muito felizes com a interação do público, que superou nossas expectativas e participou efetivamente das nossas oficinas”, destacou a diretora da Unidade Educacional do Senac em Santa Cruz, Daniela Roehrs Laner.

Língua Alemã

Publicidade

Outra atração da Festa da Alegria que reuniu um grande público foram as oficinas realizadas na Escola de Língua Alemã, no Pavilhão 3. No total foram cerca de 300 visitantes atendidos nos 12 dias da 34ª Oktoberfest, número que também superou as expectativas. As oficinas, ofertadas em parceria pela Coordenação Executiva da 34ª Oktoberfest e a Escola de Língua Alemã Auf Gut Deutsch, fizeram alusão ao tema deste ano da festa, Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente! “Tivemos a participação de muitos visitantes de várias cidades do Estado, além de muitas crianças que se divertiram junto com a gente. Foi maravilhoso”, ressaltou a professora da Escola, Jaqueline Bender.

Olimpíada

A grande final da 4ª Olimpíada Rural da Oktoberfest foi atração na tarde de sábado, 20, no Parque da Oktoberfest. As 10 equipes da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) disputaram as modalidades de bolão de mesa, bolão de bola presa, corrida de saco, corrida de carrinho de mão, trocar roda de carroça, serrar lenha e cabo de guerra. A grande campeã geral foi a equipe União, com 192 pontos, seguida de João Alves, com 153 pontos, e Rio Pardinho, com 152. Como premiação da competição, promovida pela Coordenação Executiva da 34ª Oktoberfest em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, com apoio da Lifasc, os grupos receberam troféus.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.