Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Direto ao ponto

Ninguém estava esperando a decisão do comando do PTB de Santa Cruz de dar um mês para que os vereadores do partido informem se vão ou não permanecer filiados. A reunião na qual o ultimato foi dado sequer havia sido marcada: o presidente Marco Borba, o deputado federal Marcelo Moraes e o ex-deputado Sérgio Moraes simplesmente chegaram à Câmara pouco antes da sessão de segunda-feira e chamaram os vereadores para conversar a portas fechadas. Embora a intenção de sair já passasse pela cabeça de vários parlamentares, nem todos estavam preparados para tomar essa decisão agora.

Pela metade
Uma coisa é certa: a bancada do PTB, que hoje tem seis vereadores, será reduzida, no mínimo, pela metade. Elstor Desbessell e Carlão Smidt já estão fora. Mathias Bertram e Zé Abreu não saem. Resta aguardar a decisão de Luís Ruas e Bruna Molz.

Esquentou
Apesar do tema espinhoso, a temperatura na reunião do PTB só subiu em um momento. Foi quando Sérgio Moraes disse a Desbessell que ele desejava concorrer a deputado estadual sem conhecer sequer os líderes políticos de Vera Cruz. Desbessell, que já foi muito próximo da família Moraes, se irritou e deixou a sala.

Publicidade

Reforço feminino
O MDB acaba de fazer uma filiação de olho em ampliar a representação feminina na sigla. Trata-se da advogada, professora e empresária Nicole Weber, que vem se destacando na militância pelos direitos das mulheres no município. Ativa em redes sociais, Nicole filiou-se a convite do vereador Alex Knak (MDB) e já está escalada para concorrer a uma vaga na Câmara no ano que vem.

Vai ter disputa
A eleição no PDT de Santa Cruz foi convocada para o próximo domingo, dia 2. E, ao que tudo indica, haverá disputa. O grupo do atual presidente, o vereador Bruno Faller, terá uma chapa, provavelmente com Nilo Barboza à frente. Mas o grupo do qual faz parte a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, também pretende participar. Esta semana, pessoas do grupo de Jaqueline afirmaram que a direção atual estaria se negando a entregar as fichas de filiados para que pudessem fazer campanha. Procurado, Faller negou.

Tá ok?
O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, está decidido a integrar uma coligação na eleição para a Prefeitura no próximo ano e já vem conversando com diversos partidos. Segundo um dos líderes da legenda, Vilson Soder, até o momento a aproximação é maior com o PP e o MDB. A sigla também pretende lançar candidatos próprios a vereador.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.