Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Venâncio Aires inicia campanha de vacinação contra o HPV no dia 16

A Secretaria Municipal de Saúde inicia no próximo dia 16 de março a campanha de prevenção do câncer do colo do útero em Venâncio Aires. No país, as ações do Ministério da Saúde começam na próxima segunda-feira, 9, porém, houve atraso no repasse dos materiais e orientações aos profissionais de saúde da capital do chimarrão. Com isso a campanha em Venâncio Aires se estenderá até 31 de março. Conforme a Secretaria de Saúde, o município optou em vacinar meninas que estudam em escolas do centro e bairros nos postos de saúde da cidade. Estas irão receber um bilhete para qual posto de saúde serão referenciadas. Para as escolas do interior, a vacinação será realizada no próprio educandário por equipes de saúde volante, a fim de facilitar o acesso à vacina. 

O público alvo serão meninas de 9 a 11 anos de idade e também pacientes portadoras de HIV/Aids que encontram-se entre 9 e 26 anos de idade. Este público será vacinado no Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas (Cadi). Também, as meninas que não receberam a segunda dose da vacina no ano de 2014, poderão ser vacinadas. Conforme e enfermeira Carla Lili Müller, a vacina será inclusa na rotina do calendário de vacinação e a campanha é uma continuidade à estratégia de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), responsável por 99% deste tipo câncer. A vacina aplicada será a quadrivalente (HPV4). Para a aplicação, tanto nos postos de saúde quanto nas escolas, será exigida a apresentação do cartão de vacinas e do cartão do SUS.

No ato da vacinação, a menina já recebe o agendamento para a segunda dose, programada para setembro de 2015. O câncer do colo do útero é a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres no mundo e estudos mostram que a ocasião mais efetiva para a vacinação contra o HPV é na faixa etária entre 9 e 13 anos de idade, antes do início da atividade sexual. Nesta época da vida, a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito altos, o que vem a impactar na redução da incidência de caso.

Publicidade

SINTOMAS PÓS-VACINAIS
Os principais sinais e sintomas de eventos adversos pós-vacinais são: dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação; dor de cabeça, febre e reações de hipersensibilidade (alergia). Para o atendimento de possível evento adverso, os postos de saúde da cidade terão apoio do Samu e do Hospital São Sebastião Mártir. Além disso, haverá uma equipe volante que fará a vacinação nas escolas do interior.

Estão contraindicadas para a vacinação as meninas que tiverem hipersensibilidades a algum componente da vacina, com história prévia da síndrome de Guillain-Barré* e gestantes. Situações de doenças febris aguda, grave e moderadas, a vacinação deverá ser adiada. Já meninas com doença neurológica devem passar por avaliação médica.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.