Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Uso do CondAid nas estradas do interior pode ser expandido

A terceira estrada do interior de Santa Cruz do Sul a receber pavimentação com ConAid já está com parte da obra concluída. Dos cinco quilômetros que serão pavimentados com o novo sistema de estabilização de solos, na estrada de Capão da Cruz, 1,5 quilômetros já estão concluídos. Na tarde desta sexta-feira, 17, o prefeito Telmo Kirst, junto com o secretário de Obras, André Scheibler, o secretário de Comunicação Social, Paulo Beneduzi, e o engenheiro Leandro Kroth, além de outros técnicos da prefeitura, estiveram no local supervisionando o andamento da obra. A estimativa é que toda a pavimentação esteja concluída dentro de um período de 45 dias, com a ajuda do tempo.

A experiência no município, primeiro do Vale do Rio Pardo a utilizar o produto de alta tecnologia, originário da África do Sul, iniciou com um projeto-piloto na Rua Bruno Pritsch, em Linha João Alves. Na sequência foi beneficiada também com a mesma tecnologia a estrada de 4ª Linha Nova Baixa. E se depender da Prefeitura, a tecnologia deverá se expandir por outras estradas do interior. Há poucos dias em visita ao governo do Estado, o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, acenou com a possibilidade de criar um programa para auxiliar os municípios a implantar a pavimentação de baixo custo.

Com o valor pago para a execução de um quilômetro de asfalto é possível fazer 10 quilômetros com o estabilizador. “O ConAid deu certo e vamos expandir”, disse ele. Conforme o secretário de Obras, André Scheibler, nas vias onde foi implantado, o material tem se mostrado resistente às mudanças climáticas e apresenta uma série de vantagens ao eliminar problemas comuns das estradas sem asfalto, como o barro nos dias de chuva e o desprendimento de pó nos dias secos. “Além do baixo custo, a pavimentação tem maior durabilidade. Pode levar de quatro a cinco anos sem a necessidade de manutenção”, explicou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.